ABC Cerrado

Numa ação conjunta com o Ministério da Agricultura e Embrapa, o SENAR desenvolve o Projeto ABC Cerrado. A iniciativa, que conta com US$ 10,6 milhões do Programa de Investimentos em Florestas (FIP, sigla em inglês), do Banco Mundial – dissemina práticas de agricultura de baixa emissão de carbono e sensibiliza produtor e produtora rural para que invistam na sua propriedade para obter retorno econômico, preservando o meio ambiente.

O SENAR é o responsável por disseminar junto aos produtores rurais quatro tecnologias ABC de incentivo a produção agrícola sustentável, por meio de cursos de capacitação e assistência técnica gerencial,, que trazem como principais benefícios:

  • O aumento na oferta de alimentos
  • A diversificação da geração de renda no campo para homens e mulheres
  • A preservação do meio ambiente

    Recuperação de Pastagens Degradadas - áreas que serão reintegradas ao processo de produção de alimentos através de práticas que recuperam a capacidade produtiva do solo degradado, evitando a abertura de novas áreas e trazendo economia para o bolso do produtor.

Integração Lavoura-Pecuária-Floresta - na mesma área em que a floresta é plantada é possível ter pastagens e lavouras, essa integração favorece o controle de pragas e a mitigação de carbono, traz maior renda ao homem do campo e adequação a legislação ambiental.

A tecnologia de Florestas Plantadas consiste no plantio de árvores comerciais de rápido crescimento e alta capacidade de fixação de carbono. Tornam-se mais uma alternativa de renda ao produtor rural e podem ser direcionadas tanto à indústria moveleira quanto a produção de energia e celulose.

Já no Sistema Plantio Direto a palhada após a colheita protege o solo do sol e da chuva, o que evita o surgimento de erosões. Economia e sustentabilidade com a fixação do carbono no solo.

Para que os participantes possam saber mais e adotar uma das técnicas o SENAR está oferecendo nos estados do bioma cerrado, cursos de capacitação e assistência técnica gerencial às propriedades rurais.

Do inicio do projeto até 2016 já foram capacitados aproximadamente 3.000 produtores no Distrito Federal e nos estados da Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Piauí e Tocantins. Ao todo 1.570 propriedades participaram da assistência técnica gerencial. Também foram realizados 166 seminários de sensibilização e a capacitação de 207 técnicos de campo e instrutores.

Em 2018 estão sendo realizadas as últimas turmas de capacitação do Projeto ABC Cerrado. São mais de 170 turmas com quase 1.500 matrículas só em 2018. Corra que ainda dá tempo de participar. Procure o SENAR no seu estado e faça sua inscrição. O ABC Cerrado está disponível nos estados de Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Tocantins, Bahia, Piauí, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Faça a Inscrição para os cursos de capacitação aqui!

Para saber mais acesse http://www.senar.org.br/abcsen...

AUDITORIAS INDEPENDENTES

- Exercício 2013 a 2014 Assistência Preparatória - Sá Leitão Auditores S/S

- Exercício 2014 a 2015 Acordo de Doação - Sá Leitão Auditores S/S

- Exercício 2016 Acordo de Doação - Audilink & Cia Auditores

- Exercício 2017 Acordo de Doação - MRP Auditoria & Consultoria S/S

Mais projetos e Programas