CNA Jovem

Programa CNA Jovem

As mudanças pelas quais passam o mundo, o Brasil e o setor agropecuário são profundas. As lideranças que construíram a robustez do setor aos poucos sairão de cena. Por isso, precisamos de novas lideranças que saibam construir um futuro ainda mais exitoso.

O CNA Jovem é uma iniciativa estratégica da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil - CNA, que por meio de capacitações do SENAR, pode descobrir potenciais de liderança na nossa juventude rural. A cada encontro, o desafio para que se desenvolvam e assumam progressivamente o protagonismo nas áreas institucional, sindical, político-partidária, educacional e empresarial.

Ao longo dos últimos cinco anos, o CNA Jovem, que começou com uma iniciativa nacional, ampliou-se, e hoje é um programa bem estruturado com visibilidade em todo o país.

Já foram realizadas duas Edições Nacionais, duas Edições Estaduais, uma Edição Especial com egressos, e constituída uma Rede que congrega os egressos de cada Edição em torno de atividades nas quais possam, ao mesmo tempo, desenvolver competências de liderança, atuar em questões de interesse do Sistema, e assegurar que os futuros líderes do Setor já disponham de um networking que cobre praticamente o Brasil inteiro.

Voltado para brasileiros com espírito de liderança, com idade entre 22 e 30 anos, formação técnica ou superior, o programa visa identificar e apoiar o desenvolvimento de novas lideranças para a agropecuária brasileira.

O jovem que participa do programa tem oportunidade de participar de trabalhos e discussões de grande relevância para o Brasil e terá acesso a lideranças de referência em nossa sociedade.

Visão sistêmica da rede CNA Jovem

Curso a distância de Liderança Empreendedora

Desde o início de 2018, o Curso a Distância de Liderança Empreendedora é o nível de entrada oficial no Programa. Os jovens que ingressam no curso têm a oportunidade de participar de um treinamento inovador, que trata das grandes questões da agropecuária mundial e brasileira, transmiti conhecimentos sobre o Sistema, e aponta os desafios à espera de lideranças capazes de enfrentá-los. Idealmente, os jovens que concluem o curso tendo uma boa noção sobre o significado de Liderança Empreendedora, sobre suas próprias características de liderança, e sobre os desafios que têm condições e vontade de enfrentar.

Somente os egressos do curso de Liderança que forem considerados capacitados a seguir adiante estão habilitados a participar do CNA Jovem Etapa Estadual, primeira fase presencial do programa.



CNA Jovem Etapa Estadual

Identificar e ajudar a desenvolver jovens com alto potencial de liderança e difundir a cultura de liderança empreendedora no setor agropecuário. Esses são os grandes desafios do programa CNA Jovem, uma iniciativa estratégica da CNA criada em 2014. Voltado para brasileiros com espírito de liderança, com idade entre 22 e 30 anos, vinculo com a agropecuária e formação técnica ou superior, o programa já registrou a participação de quase 5 mil jovens de todos os 26 estados brasileiros e o Distrito Federal.

Por meio de mentorias e capacitações realizadas pelo Senar em técnicas de inovação e desenvolvimento de liderança, é possível identificar desafios e propor iniciativas que resolvam problemas apresentados em 5 áreas prioritárias: educacional, empresarial, institucional, sindical e político-partidária. Em paralelo, o programa desenvolve diversas competências de liderança e identifica potenciais líderes na juventude. Além disso, o jovem que participa do programa tem oportunidade de fazer parte de atividades e discussões de grande relevância para o setor, tem acesso a lideranças de referência em nossa sociedade e passa a fazer parte de uma grande rede de jovens participantes de todas as edições anteriores: a Rede CNA Jovem.

A Rede CNA Jovem congrega uma seleção de participantes das principais etapas que permanecem conectados, além de proporcionar aos futuros líderes um networking que cobre praticamente o Brasil inteiro.

Ao longo dos últimos sete anos, o CNA Jovem, que começou com uma única etapa nacional, é hoje um programa bem estruturado com fases estaduais e nacionais, que acontecem a cada dois anos.

Já foram realizadas quatro edições nacionais, três edições estaduais e uma edição especial com egressos. Somente a 4ª edição do programa realizada entre agosto de 2020 a outubro de 2021 contou com mais de 3700 jovens do Brasil todo inscritos nas fases estaduais classificatórias.

Atualmente, o programa já alcançou visibilidade em todo o país, se tornando um dos maiores programas de liderança para jovens do agro de todo o Brasil.

Liderança Empreendedora – A base do CNA Jovem é a liderança empreendedora, entendida como aquela que mobiliza pessoas e grupos para que mudem a forma de pensar e agir diante de desafios complexos, e deixa um legado duradouro. Este tipo de liderança se baseia na capacidade de produzir resultados concretos para os beneficiários, que podem ser grupos de pessoas, instituições ou localidades. Como consequência, os jovens são conduzidos a construir iniciativas de liderança que levem às soluções inovadoras que atendam às necessidades dos beneficiários, ao qual o desafio do líder está subordinado. Assim, contribuímos para desenvolver líderes comprometidos a transformar o futuro por meio da construção de um sistema alimentar mais resiliente, mais justo e mais forte.


Para conhecer mais, acesse a página oficial do CNA Jovem.

https://cnajovem.org.br

Fotos CNA Jovem

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Vídeos


Notícias


Publicações

Mais projetos e Programas