Logo CNA

Publicações

Publicação
7 de julho de 2023
AGRO 4.0 - Fundamentos, realidades e perspectivas para o Brasil
banner.png


O agronegócio tem grande relevância econômica para o Brasil. Em 2023 a estimativa é de que o setor represente 24,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Atualmente, o Brasil é um dos principais exportadores de produtos agrícolas e isso mostra a importância do país como grande provedor mundial de alimentos.

Dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura mostram que haverá um aumento de 70% de demanda mundial por alimentos até 2050. Mesmo com o crescimento histórico de produtividade do Brasil no setor agropecuário, ainda existem muitos desafios para que o país amplie ainda mais sua produção e exportações do setor. Certamente, a tecnologia desempenhará, cada vez mais, papel fundamental neste processo.

As tecnologias 4.0 representam a fusão dos mundos físico e digital, e permitem o monitoramento da planta produtiva, do clima, do solo, dos animais, em tempo real, mostrando alternativas e agilizando o processo de tomada de decisões. Para citar algumas, temos a Internet da Coisas (IoT), a Inteligência Artificial (IA), a Realidade Virtual, a Geolocalização, o Blockchain e a Robótica, com aplicações, dentre outras, de irrigação e pulverização inteligentes.