Logo CNA

Projetos e programas

O Sistema CNA/Senar apoia o esforço permanente do produtor rural brasileiro em ações de preservação do meio ambiente. Desde de 2015, o Sistema oferta o Programa Proteção de Nascentes por meio do curso online gratuito de Proteção de Nascentes disponível na plataforma EaD do Senar.

O curso auxilia o produtor rural brasileiro a proteger e conservar as nascentes d´água utilizando apenas 5 passos.

Veja abaixo como é simples:
Imagem

1. IDENTIFICAR A NASCENTE:

Para proteger é preciso, primeiro, conhecer. Identificar a nascente, entre os três tipos existentes.

• A nascente de fundo de vale, também conhecida por olho d’água, se forma nas depressões de terreno, a partir da água que vem do lençol freático

• A nascente de encosta pode surgir de bolsões de água no solo e tem fluxo temporário ou perene

• A nascente de contato também nasce no lençol freático. Se forma devido a falhas geológicas, como o telhado de uma casa.

2. CERCAR A NASCENTE

• Depois de identificar, é preciso proteger a nascente. Levantar uma cerca ao redor dela, cobrindo uma área de 50 metros. Para fazer o cercado você vai precisar de: Trena, arame, enxada, cavadeira, alavanca, martelo, óculos de proteção, soquete, prego tipo grampo, lápis de carpinteiro, botas com biqueira de aço, machado e luvas de raspa.

3. LIMPAR A ÁREA

• Para que nada bloqueie o caminho da água e para garantir a saúde da nascente, ela precisa estar limpa. Livre de folhas, raízes, plantas invasoras e da terra que desliza de encostas e barrancos. O roçado deve ser feito com cuidado para não prejudicar a fonte de água.

4. CONTROLAR A EROSÃO

• Conservar o solo também é fundamental na proteção de uma nascente e de suas margens para evitar a erosão hídrica. Existem diversas formas de combate à erosão. Veja as principais:

Melhorar a fertilidade do solo com técnicas como adubação e uso de calcário.

Adotar plantio em forma de contorno e terraceamento, com movimentação de porções de terra. Estas práticas promovem a recarga do aquífero que é fonte de água para as nascentes.

Proteger o solo com a própria vegetação da área. É o caso da recuperação de pastagens e reflorestamento. Seja em uma propriedade rural ou na cidade, uma das práticas mais eficientes no controle da erosão nas nascentes é o plantio de espécies nativas.

Assista ao Vídeo Técnico
Links Importantes