Perguntas Frequentes

Confira as dúvidas mais comuns sobre os cursos do SENAR - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Sim. O SENAR oferece, de graça, cursos de formação profissional voltados para o bom desempenho de funções previstas em mais de 300 ocupações do campo e cursos de promoção social, em áreas como saúde reprodutiva, alimentação e nutrição, educação para a inclusão, etc. que objetivam desenvolver competências pessoais necessárias ao avanço social.

O SENAR oferece cursos aos produtores, trabalhadores rurais e suas famílias, desde que atendam os pré-requisitos de idade e escolaridade que cada um exige.

Os eventos realizados pelo SENAR são financiados, em sua grande maioria, por recursos provenientes da contribuição compulsória de produtores rurais tanto sobre a comercialização de produtos agrosilvipastoris quanto sobre a folha de pagamento da empresa rural.

80% destes recursos retornam ao produtor na forma de treinamentos, cursos de formação profissional, assistência técnica e ações de promoção social.

As atividades podem ainda ser subsidiadas por parcerias e convênios firmados com outras instituições privadas e/ou governamentais.

O SENAR é composto por Administrações Regionais em todas as capitais, e no Distrito Federal, cujos contatos podem ser encontrados no link: SENAR no Brasil.

Os parceiros do SENAR para a realização de cursos e treinamentos são, em sua maioria, Sindicatos patronais Rurais, Associações, Prefeituras e Secretarias Municipais, entre outros.

Os produtores, trabalhadores rurais e familiares interessados em participar dos treinamentos do SENAR devem procurar um desses parceiros em sua região e fazer sua inscrição.

Para saber a agenda de cursos do SENAR na sua área de interesse, você pode entrar em contato com o Sindicato Rural de seu município ou com o SENAR de seu Estado: SENAR no Brasil.

Para obter informações sobre a emissão de certificado, entre em contato com o Sindicato Rural que ofertou o curso ou com o SENAR de seu Estado. Acesse os contatos: SENAR no Brasil

As cartilhas do SENAR são um recurso instrucional auxiliar ao processo ensino aprendizagem desenvolvido nos treinamentos da Instituição, por isso não estão à venda ou disponíveis para doação. Há alguns títulos de cartilha para download disponibilizadas no portal do SENAR . Veja se alguma é do seu interesse: Cartilhas.

Para verificar a possibilidade de emissão da segunda via do certificado, entre em contato com o Sindicato Rural que ofertou o curso ou com o SENAR de seu Estado.

Acesse os contatos: SENAR no Brasil.

A contratação de profissionais técnicos é feita por meio de processo seletivo.

Fique atento aos nossos canais de comunicação para acompanhar a abertura de novos editais de seleção.

Para conhecer os procedimentos de contratação de prestadores de serviço nas áreas e de instrutoria, entre em contato com a Administração Regional do SENAR de seu Estado: SENAR no Brasil.

Para conhecer os procedimentos de contratação de estagiário, entre em contato com a Administração Regional do SENAR de seu Estado: SENAR no Brasil.

Os cursos a distância do SENAR são totalmente gratuitos. O aluno tem um período de 14 a 75 dias para realizar as atividades, dependendo do curso que fizer. É ele quem escolhe o dia e horário mais conveniente para realizar os estudos e ainda conta com o apoio de tutores e monitores capacitados para lhe atender. Ao terminar as atividades do curso, o aluno receberá um certificado de conclusão. Para obter mais informações sobre cada um dos cursos on-line do SENAR, acesse o link: EAD SENAR.

A Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial é realizada com grupos de produtores selecionados e desenvolvida por metas. Está fundamentada em cinco etapas, que envolvem todo o processo a ser aplicado no desenvolvimento da propriedade rural atendida. As cinco etapas são: Diagnóstico produtivo individualizado; Planejamento Estratégico; Adequação Tecnológica; Capacitação Profissional Complementar e Avaliação Sistemática de Resultados. Para obter informações sobre a Assistência Técnica e Gerencial do SENAR, em seu Estado, acesse os contatos: SENAR no Brasil.

É necessário participar de processo seletivo, realizado por meio de uma prova, aplicada no dia, horário e polo (local) escolhidos pelo candidato no momento da inscrição. Para acompanhar a abertura de editais de seleção acompanhe o site da rede e-Tec Brasil no SENAR: http://etec.senar.org.br/