Modelo inédito de prestação de serviços de assistência técnica continuada, fundamentada em 5 passos: Diagnóstico Produtivo Individualizado, Planejamento Estratégico, Adequação Tecnológica, Capacitação Profissional Complementar e Avaliação Sistemática de Resultados. Desenvolvidos com foco na implantação de um modelo de operação e gestão das propriedades rurais, englobando todos os processos da cadeia produtiva, possibilitando a realização de ações efetivas, nas áreas econômica, social e ambiental, e nos processos de gestão de negócio, visando proporcionar a sua evolução socioeconômica da família e da comunidade.
O Brasil é líder mundial na utilização de tecnologia agrícola, mas ela não chega às classes produtoras de menor renda. Há uma enorme carência de profissionais especializados para disseminar todo o conhecimento que o Brasil adquiriu com pesquisa e tecnologia.
O baixo acesso a assistência técnica e extensão rural é um dos principais fatores de baixa disseminação de tecnologia no campo. A extinção da Embrater, a Empresa Brasileira de Assistência Técnica e Extensão Rural, em 1990, concentrou o conhecimento entre os grandes produtores rurais e deixou órfãos os médios e pequenos, que não conseguiram acompanhar todos os avanços proporcionados pela pesquisa e a tecnologia.
De acordo com último censo agropecuário do IBGE, de 2006, estas ações, no setor rural são ainda muito baixas.
Situação das propriedades rurais brasileiras em relação ao recebimento de Assistência Técnica e Extensão Rural | Quantidade | % |
---|---|---|
Não receberam | 4.030.473 | 77,88 |
Receberam Regularmente | 482.452 | 9,32 |
Receberam Ocasionalmente | 662.564 | 12,8 |
Total de Estabelecimentos | 5.175.489 | 100 |
Ainda de acordo com o IBGE, a população economicamente ativa no meio rural é de 36 milhões de pessoas, 19% da total brasileira. Destes, 6,4% possuem ensino médio completo e somente 1% tem curso superior, o que comprova a necessidade da ampliação do acesso dos brasileiros do meio rural ao conhecimento.
Com a enorme capilaridade que tem e por acreditar que pode contribuir ainda mais com a multiplicação do conhecimento, o SENAR criou a Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial com Meritocracia para auxiliar, principalmente, os produtores rurais das classes C, D e E que não têm acesso à extensão rural e às novas tecnologias.
A produção assistida do SENAR é realizada com grupos de produtores selecionados e desenvolvida por metas. A remuneração da equipe técnica segue critérios de meritocracia, ou seja, depende do cumprimento das metas de assistência técnica pactuadas, que devem abranger o aumento da produtividade e renda nas propriedades.
A Metodologia de Assistência Técnica e Gerencial está fundamentada em cinco etapas, que envolvem todo o processo a ser aplicado no desenvolvimento da propriedade rural atendida, conforme esquema abaixo:

1° DIAGNÓSTICO PRODUTIVO INDIVIDUALIZADO
Quando são levantadas informações produtivas, ambientais, sociais e econômicas necessárias para estabelecer metas e um cronograma de ações eficazes.
2° PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Importante etapa de pactuação dos objetivos que ocorre entre o produtor rural e seu técnico de campo, sempre com o acompanhamento de um supervisor.
3ª ADEQUAÇÃO TECNOLÓGICA
É quando são feitas as recomendações pela equipe técnica que geram impacto direto em todo o sistema de produção.
4ª CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL COMPLEMENTAR
Utilizando a experiência do SENAR, os cursos de curta e média duração, complementam os conhecimentos trazidos pelo técnico de campo e auxiliam nas decisões tomadas pelo produtor rural.
5ª AVALIAÇÃO SISTEMÁTICA DE RESULTADOS
Conjunto de ferramentas operacionais e tecnológicas, desenvolvidas pelo SENAR que apontam para o alcance do resultado ou sinalizam a necessidade de ajustes no planejamento da propriedade.
Metas específicas:
› Produtor
Capacitar para o empreendedorismo e a gestão do negócio
Elevar a renda e a produtividade buscando eficiência e eficácia
Aumentar a rentabilidade
Estabelecer o perfil tecnológico, social e econômico
Elaborar o planejamento estratégico da propriedade
› Técnico
Propiciar acesso ao mercado de trabalho
Desenvolver a formação continuada
Remunerar por mérito (renda fixa + variável)
Dê um play no Senar
Vídeos
Live - Como consumir mais frutas e hortaliças sem pesar muito no bolso?
22 de junho 2022Mais vídeos

Live - Impactos Econômicos das Políticas Nacionais de LMRs dos Estados Unidos, China e União Europeia nas Exportações Agropecuárias Brasileiras
23 de junho 2022
Live - Programa de Inspeção de Pulverizadores no Paraná e Rio Grande do Sul
23 de junho 2022
Sistema Faese/Senar lança Sala do Produtor Rural em municípios do interior de Sergipe
22 de junho 2022
Para mais informações sobre ATEG, procure o SENAR do seu Estado.
Projetos e Programas da Ateg
Notícias

Missão FAMATO Embrapa Show concluída com sucesso
Missão FAMATO Embrapa Show concluída com sucesso por participantes Tocantinenses

Senar promove 1º Seminário Online de Educação Profissional
Evento reuniu mais de 450 profissionais entre professores, instrutores e tutores da entidade

Em Minas Gerais, missão do CNA Jovem conhece produção de queijo e café
Comitiva passou por Belo Horizonte, Serra da Canastra e Varginha

Programa de Inclusão Digital Rural forma 38 novos alunos em Joaquim Gomes
Executado pelo Senar Alagoas, programa percorre os municípios com laboratório móvel de informática