Logo CNA

Representantes da Comissão de Pecuária de leite da CNA e da FAEMG se reúnem em Minas Gerais
Faemg2 0 822227002015150598511

30 de junho 2016
Por CNA

Brasília (30/06/2016) – Representantes da Comissão Nacional de Pecuária de Leite da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Comissão Técnica da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Minas Gerais (FAEMG) se reuniram, na última semana, para discutir as principais demandas da cadeia produtiva de leite. O encontro aconteceu em Belo Horizonte (MG), durante o evento MegaLeite 2016. O presidente da Comissão da CNA, Rodrigo Alvim, esclareceu a respeito das questões de mercado e novidades com relação às politicas do setor.

O coordenador do Programa Balde Cheio, em Minas Gerais, Walter Ribeiro, destacou a importância do programa para a capacitação de profissionais de extensão rural e produtores de leite. “Promovido pela Embrapa Pecuária Sudoeste, o programa visa à formação de pessoas, promovendo a melhoria da qualidade de vida do produtor rural”, explicou Walter.

De acordo com o coordenador, a partir da estruturação da propriedade, com base nas orientações técnicas e no comprometimento do produtor, ela passa a ser uma referência na região e atrair visitantes. “Com a ajuda de sindicatos rurais, 2,5 mil propriedades, localizadas em 330 municípios mineiros, já estão sendo atendidas por 240 técnicos”, disse.

Para falar de tecnologia, o engenheiro civil e produtor Cláudio Notini foi convidado a apresentar o aplicativo 4 Milk, desenvolvido por ele, para auxiliar o produtor na gestão de negócios. A inovação chega ao campo para facilitar o processo de armazenagem e lançamento de dados para controle zootécnico de uma propriedade leiteira. Segundo Cláudio, o aplicativo traz os dados das vacas em produção, informações sobre cada animal e até gerencia os insumos da fazenda.

“Com os serviços de agenda diária para o controle da lactação e informações sobre cobertura do rebanho, diagnóstico e partos, o 4 Milk substitui as cadernetas de campo e facilita a vida do pecuarista”, defendeu Cláudio. O aplicativo é gratuito, funciona off-line e está disponível para aparelhos com sistema Android. Quando o produtor acessa a internet, os dados anotados são sincronizados e armazenados em um sistema de nuvem.

Outro assunto discutido na reunião foi a respeito do novo acordo para exportação de leite em pó da Argentina para o Brasil, que prevê a cota máxima para 4,3 mil toneladas de leite em pó mensais, durante o período de junho de 2016 a maio de 2017, e 4,5 mil toneladas, de junho de 2017 até junho de 2018. O sistema de cotas, iniciado em 2009 para importação de lácteos da Argentina, traz benefícios aos dois países, reforçando seus laços comercias e trazendo previsibilidade ao cenário de importação de leite.

O presidente da Comissão, Rodrigo Alvim, afirmou que o momento é de cautela. Apesar dos preços em alta, o produtor deve ficar atento, pois os custos de produção estão corroendo a margem do pecuarista, sobretudo, pelos altos valores de milho e soja.

Ao final da reunião os participantes degustaram os queijos vencedores de um concurso promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG), em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura e com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando.

REPORTAGEM

A reunião foi tema de uma reportagem do CANAL DO PRODUTOR TV:

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas