Logo CNA

Tocantins

Senar Tocantins encerrou janeiro com maior número de turmas formadas nos últimos 10 anos
Whats App Image 2024 02 02 at 11 58 45

Cerca de 60 cursos foram ofertados, abrangendo setores da agroindústria, bovinocultura, pecuária, prestação de serviços, entre outros

2 de fevereiro 2024

Por: Assessoria de Comunicação - Sistema Faet/Senar

Fonte: Sistema Faet/Senar

No mês de janeiro, o Senar Tocantins ofertou cerca de 60 cursos abrangendo setores da agroindústria, bovinocultura, pecuária, prestação de serviços, entre outros. Essas capacitações tem o objetivo de apoiar produtores e trabalhadores rurais que buscam oportunidades no mercado de trabalho ou aprimoramento de suas atividades no campo.

Para inaugurar o ano, o município de Taguatinga foi palco do curso "Trabalhador na operação de drone - mapeamento na agropecuária". Na ocasião, os alunos aprenderam sobre pilotagem e em como a tecnologia pode reduzir os custos de produção, elevar a eficiência no campo e estimular o aumento de produtividade no setor. “Eu nunca tinha visto ou pegado em um drone e não sabia as diversas formas que ele pode ser utilizado. Esse conhecimento foi muito proveitoso para mim”, destacou a participante Taiz Batista.

Whats App Image 2024 01 23 at 16 13 25 1

Em Gurupi, região sul do estado, o Senar realizou o curso “Trabalhador na produção de doces, conservas e compotas” com foco na produção de iguarias derivadas de frutos da região. A iniciativa capacitou dez pessoas, proporcionando conhecimentos práticos que a produtora rural Sanme Rosa de Sousa, elogiou. "Aprendi a fazer doces, reaproveitar as cascas e utilizar as frutas para produzir geleia. Se vierem mais cursos, quero participar."

Whats App Image 2024 01 23 at 15 43 27

Já o curso "Trabalhador na operação e manutenção de retroescavadeira" foi realizado em Marianópolis e beneficiou sete participantes. Jéssica Fernandes foi uma das alunas e destacou a experiência positiva. "Eu amei participar do curso, pude aprender todo o funcionamento da máquina, como trabalhar corretamente e identificar possíveis problemas."

Whats App Image 2024 01 23 at 15 45 06 1

Realizado na Fazenda Bocalon, o município de Divinópolis recebeu o curso “Trabalhador na operação e manutenção de pulverizadores autopropelidos”. Para Carlos Marques, a capacitação foi o espaço onde pôde ter o primeiro contato com o maquinário. “Gostei de tudo e foi muito bom adquirir novos conhecimentos. Aprendi a trabalhar com pulverizador, fazer linhas AB e marcação de campo”, disse o aluno. Elemar Santos, outro participante, já havia tido a oportunidade de participar do curso de tratores agrícolas, e ficou satisfeito em concluir outro treinamento. “Foi muito bom colocar em prática os conhecimentos junto ao instrutor e os colegas da turma”, afirmou.

PULVERIZADORES AUTOPROPELIDOS 2

De acordo com o Diretor de Formação Profissional Rural, Luiz Claudio Faria, mesmo diante dos desafios enfrentados neste início de ano, os produtores rurais continuam demonstrando seu comprometimento com o desenvolvimento de suas propriedades, especialmente no que diz respeito à capacitação.

“O primeiro mês de 2024 se destaca como o período com o maior número de turmas formadas nos últimos 10 anos pelo SENAR. Encerramos o mês com 60 treinamentos realizados. Isso reflete a intensa atividade dos produtores rurais, que estão empenhados em aprimorar suas habilidades e conhecimentos. Investir na formação profissional tornou-se uma prioridade para muitos, visto como uma medida essencial para reduzir custos e aprimorar a produção”, destacou o diretor.

Mais informações

As capacitações de Formação Profissional Rural propiciam a aprendizagem e aprimoramento de atividades voltadas para o setor agropecuário. Os cursos têm uma carga horária que varia de 16 a 40 horas, e ao final do treinamento, os participantes recebem uma certificação válida em todo território nacional.

FAET SENAR Sindicatos

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas