Logo CNA

Maranhão

Lideranças do agro defendem união de produtores rurais para conquista de zona livre de febre aftosa
Foto 02 Caravana Aftosa 1a etapa

Reunidos na Caravana contra a Febre Aftosa, órgãos governamentais e privados, e entidades rurais sensibilizam criadores para última campanha de vacinação obrigatória

20 de março 2024

Por: Raquel Araújo

Fonte: Ascom faema/Senar

Iniciada na região tocantina essa semana, a Caravana contra a Febre Aftosa abriu oficialmente os esforços do governo do estado e entidades rurais parceiras para sensibilizar os criadores maranhenses a vacinarem o rebanho de 10.788.198 de cabeças de bovídeos (entre rebanho bovino e bubalino) espalhado em 113.161 propriedades rurais.

Em Imperatriz, de onde partiu a chamada Rota Agropecuária liderada pela Agência de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED), o evento foi realizado no Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva, gerido pelo Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural). “Declaramos nosso apoio à campanha por sabermos a importância do fim da obrigatoriedade vacinal pra tornar nossa atividade pecuária mais competitiva e rentável”, disse o presidente do sindicato, Glen Maia.

“A conquista do novo status sanitário de zona livre de febre aftosa sem vacinação é um sonho antigo de produtores e lideranças rurais, e essa união de esforços é imprescindível para que finalmente isso se concretize e novas perspectivas e oportunidades desenvolvam nossa pecuária, que já é forte, e deve ocupar um lugar de protagonismo nos próximos anos”, avalia o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (FAEMA), Raimundo Coelho.

De acordo com a AGED, o objetivo da Caravana contra a Febre Aftosa é realmente mobilizar associações de criadores, sindicatos rurais e prefeituras para a última campanha de vacinação contra febre aftosa no Maranhão que acontecerá de 01 a 30 de abril, sem possibilidade de prorrogação de prazo. “Tivemos que antecipar o período oficial de campanha do que costumávamos praticar para atender as exigências e prazos do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), e a Organização Mundial de Saúde Animal, para nos tornar aptos a concorrer ao novo status sanitário”, explicou o presidente da Aged, Cauê Aragão. Além da vacinação, o processo para a conquista da nova classificação sanitária ainda prevê processos como prestação de contas e auditoria da imunização, sorologia de uma amostra considerável do rebanho, em diversas regiões do estado, estruturação de barreiras e outros mecanismos de controle sanitário, entre outras obrigações já conhecidas e outras inéditas para fiscais agropecuários e criadores de gado.

Para a ação conjunta de mobilização e sensibilização, a Caravana contra a Febre Aftosa vai percorrer 13 municípios em regiões estratégicas levando uma estrutura móvel com serviços e informações. Na primeira etapa da Rota Agropecuária a ação mobiliza criadores nos municípios de Imperatriz (19), Grajaú (20), Açailândia (21) e Santa Luzia (22). Na próxima semana serão visitadas as cidades de Mirinzal (25), Zé Doca (26) e Vitória do Mearim (27). A última etapa da Caravana contra a Febre Aftosa vai percorrer Caxias (02), Codó (03), Presidente Dutra (04), Pedreiras (05), e será concluída em Bacabal (06), onde acontecerá o lançamento oficial da campanha de vacinação, com a presença do governador do estado, Carlos Brandão.

Alerta – O governo do estado ainda alerta que, após vacinarem seus animais, o produtores devem fazer a comprovação da vacina no escritório da AGED onde a sua propriedade está cadastrada, ou por meio do site da AGED no menu do Sistema de Gestão Agropecuária do Maranhão - SIGAMA - até a data de 17 de maio.

“Todo esse esforço certamente valerá a pena, e vamos poder comercializar nosso gado com qualquer estado do país, e brevemente com o mundo inteiro, valorizando nossa pecuária e trazendo mais desenvolvimento pro nosso agro”, acredita o presidente da Associação dos Criadores do Estado do Maranhão, Ricardo Ataíde, que também integra a diretoria do Fundo para o Desenvolvimento da Pecuária no Maranhão (Fundepec).

Matérias Relacionadas