Logo CNA

Paraná

Pesquisadores vão a campo mapear os viveiros escavados do Paraná
Psicultura tanques

Especialistas da Embrapa Territorial e do Sistema Faep/Semar-PR farão o mapeamento da produção, para contribuir com futuras políticas públicas voltadas ao setor

8 de abril 2024

Por: Comunicação Sistema Faep/Senar-PR

Fonte: Comunicação Sistema Faep/Senar-PR

Entre 8 e 12 de abril, três equipes de pesquisadores da Embrapa e do Sistema Faep/Senar-PR vão percorrer mais de 7 mil quilômetros no Paraná para mapear os viveiros escavados da aquicultura no estado, líder na produção nacional do segmento. Um grupo vai investigar a região Oeste, passando por municípios como Londrina e Toledo. Enquanto isso, uma segunda equipe parte de Curitiba para a região Leste paranaense, passando, entre outros, por São José dos Pinhais e Ponta Grossa. Um terceiro grupo percorrerá o Centro do Estado, em data ainda a ser definida.

Por imagens de satélite, os profissionais da Embrapa Territorial identificaram mais de 40 mil conjuntos de viveiros escavados no Paraná. Pela primeira vez o mapeamento é feito para 100% dos municípios paranaenses. Em um trabalho anterior, o centro de pesquisa mapeou, em cada estado brasileiro, apenas os municípios que respondem por 75% da produção aquícola.

Mapear os viveiros escavados por imagens de satélite tem sido um desafio para a equipe de sensoriamento remoto do centro de pesquisa. “A principal dificuldade do trabalho é separar as estruturas destinadas à produção aquícola dos outros usos”, explica Lucíola Alves Magalhães, chefe-adjunta de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa Territorial.

Para vencer esse desafio, os especialistas estão combinando imagens de diferentes satélites e buscando, nas fotografias, elementos comumente presentes em áreas de produção aquícola, como aeradores e barracões para armazenagem de rações e equipamentos. Os profissionais também estão combinando as informações com dados de órgãos estaduais de licenciamento ambiental e de agências de assistência técnica e extensão rural, além do Cadastro Ambiental Rural (CAR) , registro público eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais do país.

No Paraná, as equipes de pesquisa vão pela primeira vez a campo, para refinar os dados, visitando alguns pontos identificados nas imagens de satélite, para verificar se correspondem a estruturas de produção aquícola. “A checagem nas propriedades deve fornecer subsídios para aprimorar o mapeamento não só no Paraná, mas também em outros Estados”, diz o analista André Farias, da Embrapa Territorial. Além de verificar a presença dos viveiros, as equipes levantarão informações sobre a estrutura produtiva e destino da produção.

“O Paraná é o primeiro produtor nacional de tilápia. Ou seja, a validação desses pontos é importante para conhecer a situação real da produção estadual e, principalmente, ouvir os nossos produtores. Essa ação vai auxiliar no gerenciamento da atividade no Paraná e no desenvolvimento de políticas públicas de interesse para o setor com informações corretas e verificadas”, destacou Ágide Meneguette, presidente do Sistema Faep/Senar-PR.

O trabalho faz parte de um amplo projeto de pesquisa, que também está mapeando granjas de aves e suínos, a fim de fornecer subsídios para a avaliação da disponibilidade hídrica no estado. A iniciativa ainda busca alternativas para o aproveitamento de resíduos da avicultura, suinocultura e piscicultura.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas