Logo CNA

Paraná

Mundial do Queijo utiliza software do Sistema FAEP/SENAR-PR
Sistema queijo

Solução digital criada pela entidade para o Prêmio Queijos do Paraná será adotada pela organização do concurso internacional

8 de abril 2024

Por: Comunicação Sistema Faep/Senar-PR

Fonte: Comunicação Sistema Faep/Senar-PR

A primeira edição do Prêmio Queijos do Paraná, em 2023, deixou um legado para além do setor de lácteos estadual. O sistema de apuração das notas dos jurados desenvolvido pelo Sistema Faep/Senar-PR chamou a atenção da organização do Mundial do Queijo , marcado para ocorrer entre os dias 11 a 14 de abril, em São Paulo. Tanto que a solução digital paranaense será “exportada” para o evento internacional.

“A vantagem de digitalizar esse processo é poder, já no fim do concurso, ter os resultados, ao contrário da maioria das premiações, que leva alguns dias para sair o resultado”, explica Debora Pereira, mestre queijeira e diretora da SerTãoBraz , empresa responsável pela realização do Mundial de Queijo.

"Estamos felizes com o sistema, que foi aperfeiçoado para ser usado no mundial. Nossa expectativa é que o mundo inteiro veja como uma grande inovação no mundo do queijo."

Debora Pereira, mestre queijeira e diretora da SerTãoBraz

A ideia de fazer um sistema digital capaz de apurar as notas em tempo real surgiu quando o Sistema Faep/Senar-PR começou a idealizar o Prêmio Queijos do Paraná , em 2021. “Na época, percebemos que a maior parte dos concursos ainda usa planilhas eletrônicas ou até mesmo formulários em papel, exigindo uma compilação posterior, que leva bem mais tempo. Dessa percepção surgiu a ideia de envolver nosso Departamento de Tecnologia de Informação para pensarmos numa solução mais rápida”, recorda Luciana Matsuguma, técnica do Departamento Técnico (Detec) do Sistema Faep/Senar-PR, após participar de premiações em todo o Brasil.

No início, a ideia era que o sistema digital abrangesse apenas a fase de inscrições, gerando um QR Code para cada queijo, facilitando, assim, a identificação. Em uma segunda fase do desenvolvimento, surgiu a proposta de aproveitar esse mesmo QR Code para a parte de avaliação. “Foi assim que surgiu a ideia de colocar um aplicativo no tablet de cada jurado, capaz de ler o código do queijo e abrir um formulário de avaliação instantaneamente”, descreve Ieda Donada, gerente de TI do Sistema Faep/Senar-PR.

Adaptações

Segundo o técnico do Departamento de TI da entidade, Matheus Victor Cordeiro, o sistema que será usado no prêmio mundial sofreu algumas adaptações. A primeira relacionada ao idioma, já que os formulários dos jurados passam a estar disponíveis em três línguas: português, inglês e francês. Outro ponto importante é com relação à forma de identificação, pois no prêmio paranaense, o login usado foi o número de CPF – agora, será por email para contemplar os jurados estrangeiros.

"Várias dessas mudanças que fizemos para o Mundial, devem ser aproveitadas de alguma forma na nossa segunda edição do Prêmio Queijos do Paraná. Para nós, desenvolver o sistema foi diferente das demandas do dia a dia. Acompanhamos tudo desde o início, até o processo final, inclusive no dia do evento. Agora, no Mundial, três técnicos da nossa equipe vão dar o suporte em São Paulo”, finaliza o técnico.

2ª edição do Prêmio Queijos do Paraná será lançada este ano

Após o sucesso do Prêmio Queijos do Paraná, cujo evento de encerramento ocorreu em 1º de junho de 2023, o Sistema Faep/Senar-PR vai lançar, ainda este ano, a 2ª edição do concurso. A programação está em construção, mas deve ser ampliada em relação ao evento inaugural. Em breve, os detalhes serão divulgados em um evento de lançamento e no site do Sistema Faep/Senar-PR, nas redes sociais da entidade, nos programas de rádio e na revista Boletim Informativo.

https://www.sistemafaep.org.br/premio-queijos-do-parana-condecora-98-derivados-de-lacteos

Jurados do Paraná vão a São Paulo

A organização do Mundial de Queijos convidou 30 jurados que fizeram parte do Prêmio Queijos do Paraná para integrarem o corpo de avaliadores do evento internacional. Esse grupo, formado por agrônomos, médicos veterinários, docentes, jornalistas e técnicos de diversas entidades parceiras do Sistema Faep/Senar-PR, vão participar das etapas de seleção.

"Para ser jurada no prêmio estadual, fiz um treinamento enriquecedor para o meu currículo, pois aprendi muito com as aulas. Minha expectativa no Mundial de Queijos é que possamos encontrar nos queijos determinadas características sensoriais que nos façam remeter a cantinhos do nosso cérebro que nos levem a aquilo que produtor quis transmitir."

Professora Deise Rosana Silva Simões, do curso de Engenharia de Alimentos, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Outro integrante da lista de jurados paranaenses convidados é o professor da área de gastronomia na PUCPR Vavo Krieck, que também passou pela formação para jurados do Prêmio Queijos do Paraná. “Com esse convite internacional a gente subiu mais um degrau, pois aumenta a responsabilidade e é uma oportunidade única de representar nosso Estado e a nossa classe, que é o pessoal da gastronomia”, resume o professor.

Matérias Relacionadas