Logo CNA

CNA discute manutenção da TEC para importação de arroz de fora do Mercosul
Arroz

Tema foi tratado em reunião virtual nesta terça na Câmara Setorial do Arroz do Mapa, quando o colegiado fechou posicionamento

1 de setembro 2020
Por CNA

Brasília (01/09/2020) – A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decidiu, em reunião virtual na terça (1º), apoiar a manutenção da Tarifa Externa Comum (TEC), atualmente em 12%, para importação do produto de fora do Mercosul.

O tema foi discutido em videoconferência por 23 entidades que integram o colegiado. A maioria das entidades (16) votou pela manutenção da TEC. A tarifação entrou em pauta em razão da possibilidade, cogitada pelo Governo Federal, de inclusão do arroz na Lista de Exceções da Tarifa externa Comum (LETEC), o que permite alíquotas diferentes ou até a isenção para adquirir o produto de países que não são do bloco sul-americano.

Para o representante da CNA na reunião, Francisco Schardong, os dados oficiais apresentados pela Conab não apontam um quadro atual de desabastecimento. Segundo ele, a importação é algo corriqueiro no mercado de arroz e caso, em algum momento, seja necessária para além do Mercosul, que ela ocorra com a manutenção da TEC.

“Os produtores de arroz vivenciam há anos um problema de falta de rentabilidade na atividade, para o qual não foram apresentadas soluções claras até o momento. Nós não podemos permitir que, em um momento de retomada do equilíbrio de mercado, os produtores sejam submetidos a uma concorrência desonerada com outros países produtores”, afirmou Schardong.

A reunião contou também com a participação do diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do Mapa, Silvio Farnese, do diretor do Departamento de Análise Econômica e Políticas Públicas, Luis Rangel, e do coordenador geral de apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas, Heliton Rocha, que se comprometeram a comunicar a decisão do colegiado à Secretaria de Política Agrícola do Ministério.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
 instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte