Logo CNA

CNA participa da reunião da Câmara Setorial do Arroz
ARROZ

Encontro ocorreu em formato híbrido durante abertura da colheita, na quarta (20)

22 de fevereiro 2024
Por CNA

Brasília (22/02/2024) - A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, de forma virtual, na quarta (21), da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Arroz do Ministério da Agricultura. O encontro aconteceu durante a 34ª Abertura da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, no município de Capão do Leão (RS).

Um dos temas tratados na reunião foi a conjuntura atual e perspectivas do setor. As projeções apresentadas indicam aumento de área no cultivo do cereal, em especial no Rio Grande do Sul, com recuperação de 7% em relação à safra anterior. Já a produção total de arroz deve somar 10,8 milhões de toneladas neste ciclo.

Segundo Tiago Pereira, assessor técnico da CNA, mesmo com o fenômeno El Niño, a plantação da safra 2023/2024 ocorreu dentro da janela. A recuperação de produtividade é esperada para este ano safra, mas historicamente, os efeitos do fenômeno climático são de redução de produção na ordem de 5 a 10%.

Foto: Paulo Rossi/Divulgação/Federarroz Foto: Paulo Rossi/Divulgação/Federarroz

Em relação às exportações, apesar da recuperação produtiva, os preços internos acima das paridades de exportação e a recomposição produtiva norte-americana resultarão em uma provável redução dos volumes exportados para 1,5 milhão de toneladas pelo Brasil, explicou o assessor.

“As exportações são fundamentais na regulação do mercado, retirando o excedente do mercado interno e, consequentemente, internalizando uma referência de preço competitivo aos produtores”.

Durante o encontro, também foram discutidos os impactos da retirada dos incentivos fiscais na cadeia do arroz e o reajuste de preço na classificação de produtos importados.