Notícias
CNA participa de reuniões de câmaras setoriais do Ministério da Agricultura
Reuniões discutiram assuntos prioritários das cadeias produtivas da cachaça, arroz, feijão biodiesel e cerveja
Brasília (14/06/2024) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou nesta semana de reuniões nas Câmaras Setoriais da Cachaça, Feijão, Arroz, Biodiesel e Cerveja do Ministério da Agricultura.
Na quinta (13), a CNA tratou, na Câmara Setorial da Cachaça, do envelhecimento e o armazenamento de cachaça e uso de madeiras brasileiras na bebida, bem como seu licenciamento e certificação. O colegiado discutiu o combate ao desdobramento ilegal de etanol combustível para produção de “cachaça de usina”.
Outro tema tratado foi a responsabilidade técnica e filiação de alambiques aos Conselhos de Classe frente à nova legislação de autocontrole nas indústrias de produtos de origem vegetal.
Arroz - O assessor técnico da CNA, Tiago Pereira, participou, na quinta (13), da reunião da Câmara Setorial do Arroz discutiu o cenário de oferta e demanda do arroz e o cancelamento do leilão de compra de arroz importado.
"Os dados da Conab mostram uma produção de 360 mil toneladas a mais que na safra passada. Para esse ano, o setor já indicava maior participação nas importações e redução das exportações, tornando o quadro de suprimento favorável", disse Pereira.
Feijão – Na quarta (12), a CNA participou da reunião da Câmara Setorial do Feijão. O setor debateu pontos estruturantes para a cadeia, como mecanismos de Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e a exportação de pulses.
Segundo Pereira, o Brasil está em negociação com a China para a abertura de mercado para a exportação de gergelim, o que pode representar uma oportunidade significativa para os produtores nacionais.
Biodiesel – O debate na Câmara Setorial do Biodiesel, na terça (11), foi sobre a sustentabilidade e a redução das emissões de gases de efeito estufa por meio do uso do biodiesel. De acordo com Pereira, dados da Secretaria de Mudanças Climáticas e Qualidade Ambiental (Seclima) mostram um caso do uso crescente de biodiesel em São Paulo.
“A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) trouxe dados relevantes sobre estudos de diesel e biocombustíveis, uma pauta prioritária para a entidade. A participação dos biocombustíveis no Brasil tem aumentado visto a relevância da descarbonização e vocação de produção de biomassa pelo país", destacou o assessor técnico da CNA.
Também foram destacados os trabalhos do Grupo de Trabalho de Boas Práticas, que estará em campo identificando com os diversos usuários questões sobre a qualidade do biodiesel.
"Essa é uma ação importante para consolidar o entendimento da qualidade do biodiesel comercializado no país," afirmou o representante da CNA na Câmara Setorial do Biodiesel.
Cerveja - A reunião da Câmara Setorial da Cerveja do Ministério da Agricultura e Pecuária foi realizada, na segunda (10), em São Paulo (SP).
De acordo com o representante da CNA na Câmara, Raphael Carneiro, durante a reunião, foram feitos relatos dos prejuízos em cervejarias do Rio Grande do Sul, ocasionados pela catástrofe climática, e discutidas ações de apoio.
“O colegiado também abordou a reforma tributária e seus efeitos na cadeia produtiva da cerveja e uma apresentação institucional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai)”, destaca Carneiro.