Logo CNA

Piauí

Campanha de vacinação contra a febre aftosa terá início no Piauí em 1º de abril
33696157928 bc14a94a8e c 768x512

Esta etapa é fundamental para que o Piauí possa alcançar o status de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação

14 de março 2024

Por: Isolda Monteiro

Fonte: Sistema FAEPI SENAR/PI

A campanha de vacinação contra a febre aftosa no Piauí está programada para ocorrer de 1º a 30 de abril deste ano. Todos os bovinos e bubalinos no território piauiense devem ser imunizados e ter sua declaração realizada. Esta etapa é fundamental para que o Piauí possa alcançar o status de Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação.

No âmbito do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa, elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa, o Piauí está inserido no bloco III, juntamente com os estados de Alagoas, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Maranhão. Este bloco tem até 2027 para alterar seu status sanitário em relação à doença.

A certificação internacional da classificação sanitária é realizada pela Organização Mundial de Saúde Animal e está prevista para ocorrer 12 meses após a última campanha de vacinação, que está planejada para maio de 2025. Portanto, a última imunização será antecipada no Piauí para abril deste ano, não mais em maio como vinha sendo feito anualmente. A vacinação continua sendo obrigatória e é responsabilidade dos proprietários dos animais.

Matérias Relacionadas