Logo CNA

Piauí

Senar leva palestra sobre ovinocaprinocultura lucrativa para criadores
Whats App Image 2024 04 15 at 12 14 44

Participantes se informaram sobre cursos, treinamentos e outras iniciativas que podem ajudar a melhorar a sua produção

15 de abril 2024

Por: Isolda Monteiro

Fonte: Ascom Sistema Faepi Senar-PI

O Rancho Pacheco, em Sebastião Barros, promoveu a 2ª Feira de Ovinos e Caprinos, um evento que reuniu criadores e profissionais da ovinocultura e caprinocultura da região.

Um dos destaques da feira foi a palestra "Ovinocaprinocultura Lucrativa", ministrada pelo supervisor de campo do Senar-PI, o médico veterinário Ricardo Holanda. Na palestra, os participantes aprenderam sobre as melhores práticas para a criação lucrativa de ovinos e caprinos, desde a escolha da raça ideal até os manejos mais eficientes.

Whats App Image 2024 04 15 at 12 14 45 1

“É uma cadeia produtiva muito importante, uma atividade que bem gerenciada pode se tornar muito rentável. É importante que o criador tenha um planejamento cuidadoso e se comprometa com o manejo adequado do rebanho, para obter resultados positivos nessa atividade”, explica Ricardo.

O especialista enfatizou que monitorar o escore de condição corporal (ECC) das ovelhas matrizes é crucial para alcançar a lucratividade na ovinocultura. Essa prática permite avaliar a saúde e o bem-estar dos animais, garantindo que estejam nas condições ideais para reprodução e produção de leite e carne.

Whats App Image 2024 04 15 at 12 14 45

O Sistema Faepi Senar também esteve presente na feira, com um stand para apresentar as suas ações e serviços voltados para os criadores de ovinos e caprinos. Os participantes se informaram sobre cursos, treinamentos e outras iniciativas que podem ajudar a melhorar a sua produção.

A feira contou com a exposição e comercialização de ovinos e caprinos e os criadores p encontrar animais de alta qualidade para venda, além de trocar informações e experiências com outros criadores.