Logo CNA

Piauí

Faepi participa do lançamento da campanha de vacinação contra a aftosa
Whats App Image 2024 04 01 at 16 20 55 1

Nesta última etapa de vacinação, que assegura o status de livre de aftosa, o Piauí busca o selo que permitirá a exportação da proteína animal do Piauí

1 de abril 2024

Por: Isolda Monteiro

Fonte: Ascom Sistema Faepi Senar Piauí

Nesta segunda-feira (1º), o presidente do Sistema Faepi/Senar Piauí, deputado Júlio César, marcou presença no lançamento da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa, realizado na Fazenda JM, no Povoado Coroatá, zona rural de Teresina.

Whats App Image 2024 04 01 at 16 20 55

Esta campanha, em andamento até 30 de abril, tem como objetivo vacinar 2 milhões de bovinos e bubalinos. Nesta última etapa de vacinação, que assegura o status de livre de aftosa, o Piauí busca o selo que permitirá a exportação da proteína animal do Piauí.

Durante o evento, o presidente da FAEPI ressaltou o avanço genético do nosso rebanho. "O nosso gado vale cinco vezes mais devido aos investimentos em tecnologia. O agronegócio exporta 40% do total e é o principal saldo da balança comercial. Com o estado livre de aftosa, poderemos crescer ainda mais e ter novas oportunidades de mercado", destacou.

Whats App Image 2024 04 01 at 16 20 56

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) publicou a portaria de número 665 em 21 de março de 2024, reconhecendo nacionalmente o Piauí como livre da doença sem vacinação, um feito histórico para nossa pecuária. Agora, o próximo passo é buscar o reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) em maio de 2025, garantindo um processo de exportação mais seguro.

A Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (FAEPI), o Governo Estadual, a Adapi e a SADA estão unidos em esforços para alcançar resultados que elevarão as condições de exportação do nosso rebanho e ampliarão o mercado. Participaram do evento o vice-presidente da FAEPI, Júlio César Filho e o superintendente do SENAR/PI, Diego da Paz.

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas