Logo CNA

Termo de cooperação vai possibilitar capacitação de jovens mineiros em empreendedorismo
20160408100155 fileid assinatura detalhe internaweb 0 717487002015150611971

Documento também vai tornar o produtor de café mais competitivo

8 de abril 2016
Por Senar

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Minas Gerais (SENAR/MG) e a Fundação Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil assinaram nessa quinta-feira (07/04) um termo de cooperação para tornar o produtor de café mais competitivo e capacitar jovens para empreenderem no meio rural.

No encontro, as entidades retomaram e aprofundaram as discussões da primeira reunião, ocorrida em novembro. De acordo com o superintendente do SENAR/MG, Antônio do Carmo Neves, a ideia é trabalhar junto às propriedades que já são assistidas pela Fundação atuando na formação profissional rural com os jovens, inclusive com aqueles que têm a perspectiva de ir para o meio rural buscar novas oportunidades.

Segundo o assessor de planejamento, Celso Furtado Júnior, no mês de maio as entidades se reunirão novamente para debaterem a proposta de realização do projeto piloto Minas Jovem Rural - com foco no processo de sucessão familiar, reforça Antônio do Carmo.

Também haverá reunião entre as equipes técnicas do SENAR Minas e da Fundação Hanns R. Neumann Stiftung do Brasil para que definam como irão trabalhar. As ações serão desenvolvidas nas regiões Sul do estado e das Matas Mineiras, com cafeicultura.

O superintendente do SENAR Minas também explicou que a Fundação já possui os técnicos de Assistência Técnica Gerencial e que eles serão encaminhados para capacitação no SENAR para implementar ações como a recuperação e proteção de nascentes nas propriedades rurais e os cursos de degustação e classificação de café.

Participaram da reunião o superintendente Antônio do Carmo Neves, o coordenador de Formação Profissional Rural do Senar, Luiz Ronilson Araújo Paiva, e Celso Furtado Júnior. Pela Fundação, cuja sede está na Alemanha, compareceram o diretor geral Michael Opitz, e os diretores da entidade no Brasil, Elio Cruz de Brito, Maximo Ochoa, e Denis Nascimento.

A partir da esquerda: Celso Furtado, Luiz Ronilson Araújo, Michael Opitz, Antônio do Carmo Neves, Elio Cruz, Max Ochoa e Denis Nascimento

Histórico

As duas entidades atuam em parceria desde 2007 no Sul de Minas e Matas Mineiras. A primeira reunião para tratar especificamente deste termo foi realizada em novembro de 2015. Na ocasião, a Fundação destacou a importância da parceria com o Senar para gerar impacto positivo nas comunidades onde atua, traduzido na geração de renda para o produtor rural e sua família.

A Fundação

A Fundação Hanns R. Neumann, braço social do Neumann Kaffee Grupp, um dos líderes mundiais na comercialização de café, busca fortalecer três eixos: sustentabilidade, sucessão familiar e liderança. No Brasil, a entidade atua no setor cafeeiro em 20 municípios mineiros.

Assessoria de Comunicação do Sistema FAEMG/SENAR-MG
www.sistemafaemg.org.br

Matérias Relacionadas