Logo CNA

Mato Grosso

Moradora de Poconé aperfeiçoa produção de queijos com curso do Senar-MT
Whats App Image 2023 09 12 at 08 09 36

produtora rural aperfeiçoou as técnicas e hoje comercializa cerca de 70 unidades por semana.

12 de setembro 2023

Por: Nágera Dourado

Fonte: Comunicação/Senar-MT

Silvana de Souza, do Assentamento Carrijo em Poconé, já começa a semana produzindo queijos por encomenda para seus clientes de Cuiabá e Várzea Grande. O conhecimento foi aperfeiçoado depois que a produtora rural concluiu o curso de Derivados de Leite – Queijos, pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (Senar-MT e Sindicato Rural do município.

Anfitriã do curso, a produtora literalmente abriu as portas da sua casa para que o conhecimento entrasse. “Eu já produzia queijos antes, mas o treinamento me ensinou a pasteurizar, aprendi sobre a textura, o ponto de corte, conhecimentos que vão melhorar os meus produtos”, destaca Silvana.

Com a produção de 10 a 11 queijos diariamente, por semana a produtora comercializa uma média de 70 queijos para a região metropolitana, distante cerca de 100 km. A ideia é melhorar ainda mais o negócio. “Já estamos construindo uma agroindústria na propriedade, para profissionalizar ainda mais”.

O curso de Produção de Derivados do Leite – Queijos possui carga horária de 40 horas. Nele, os participantes aprendem sobre higiene e sanitização do local, manipulador, equipamentos e utensílios; qualidade da matéria-prima: leite e teste de acidez; fabricação de produtos derivados do leite, seguindo tecnologia de produção; acondicionamento e embalagem e noções de gestão.

Os interessados em realizar este ou outro curso devem procurar o Sindicato Rural que atende a sua localidade e verificar as turmas disponíveis. No site do Sistema Famato está disponível o contato dos 94 Sindicatos Rurais de Mato Grosso. Acesse clicando a seguir: https://sistemafamato.org.br/sindicatos-rurais/encontre-seu-sindicato-rural/ .

Selo

Matérias Relacionadas