Logo CNA

São Paulo

Faesp/Senar-SP na Feira do Empreendedor 2023: valorização e fortalecimento do setor produtivo rural
BANNER FEIRA 2023

Participação do Sistema FAESP/SENAR-SP, em parceria com o Sindicato Rural de São Paulo, mostrou a diversidade do agro paulista com exposição e comercialização de produtos do campo, além de oferecer oportunidades de networking e ampliação dos negócios

20 de outubro 2023

Por: SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

Um ambiente repleto de informações sobre empreendedorismo rural, cores e sabores. Esse foi o cenário do estande do Sistema FAESP/SENAR-SP durante a Feira do Empreendedor 2023, evento promovido pelo SEBRAE-SP, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de outubro, em São Paulo. Além de proporcionar a troca de informações e mostrar o trabalho desenvolvido pela entidade no apoio ao desenvolvimento, educação e capacitação dos empreendedores da agropecuária paulista, o Sistema FAESP/SENAR-SP também levou à feira produtores de diversos locais do estado, que apresentaram e comercializaram produtos, entre eles hortaliças, flores, café, mel, doces caseiros, cachaça, artesanatos, entre outros.

“A FAESP e o SENAR-SP, mais uma vez, mostraram a força dos empreendedores do agronegócio paulista, que é um grande gerador de emprego e renda em nosso estado. Foram dias intensos de trabalho, em que os produtores puderam ampliar sua rede de contatos e efetivar negócios importantes que só foram possíveis com a participação nesse grande evento”, destacou o vice-presidente da FAESP, Tirso Meirelles. Yuichi Ide, presidente do Sindicato Rural de São Paulo, apontou que a participação no evento vem melhorando a cada ano. “Tudo está muito bem montado e projetado, e os produtores muito satisfeitos com o resultado. É uma parceria de muito sucesso entre FAESP, SENAR-SP e sindicatos rurais”, disse.

Na quinta-feira (19), o estande do Sistema FAESP/SENAR-SP recebeu a presença do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes. Durante a visita, o chefe do executivo paulistano foi recebido pela equipe técnica da Federação da Agricultura, degustou produtos e conversou com os expositores.

Como demonstração do trabalho de capacitação realizado pelo SENAR-SP, alguns dos produtores que participaram da Feira do Empreendedor destacaram a importância dos cursos oferecidos pela instituição para o desenvolvimento de suas atividades no campo. Um exemplo foi a produtora de queijos, doces e artesanatos de lã, Daniele Santos, de Joaquim Egídio, distrito de Campinas. Ela participou do curso de turismo rural, que oferece módulos sobre como empreender, explorando os costumes e características locais e produtos do campo.

“O curso é muito completo e traz um pacote de preparação abordando o negócio do campo como um todo, de forma simples e compreensível para a gente poder explorar várias frentes do nosso trabalho”, disse Daniele.

Wander Bastos, presidente do Sindicato Rural de Cruzeiro, participou do estande com sua equipe para divulgar os programas realizados na região da Serra da Mantiqueira e da Bocaina que auxiliam os produtores rurais na adequação ambiental de suas propriedades.

“Só temos de agradecer a oportunidade dada pela FAESP em estar em uma feira tão importante como essa e poder apresentar as ações que desenvolvemos, de ampliar os benefícios ambientais e socioeconômicos, e fazer novas parcerias. Buscamos a captação de recursos para recuperar áreas de proteção ambiental, e a feira nos proporcionou ampliar nossa rede de contatos e parceiros”, destacou Bastos.

Semeadoras do Agro

Outro estande da FAESP na Feira foi dedicado à Comissão Semeadoras do Agro, grupo vinculado à Presidência da entidade, que desenvolve trabalhos para apoiar e estimular o empreendedorismo feminino no campo. O espaço contou com ativações dedicadas à capacitação feminina no setor da produção rural e orientações sobre as ações da Comissão por todo o Estado de São Paulo. No estande, os visitantes puderam realizar exames de glicemia e pressão, uma iniciativa realizada em conjunto com o Projeto Semear é Cuidar, que conta com a parceria do Programa Promovendo a Saúde no Campo (PPSC) do SENAR-SP.

Na terça-feira (17), Juliana Farah, vice-presidente da Comissão Semeadoras do Campo, realizou a palestra “Os desafios da liderança feminina”, no espaço “Sebrae Delas” da Feira, em que destacou os avanços, desafios e a crescente participação feminina no campo.

Farah também recepcionou as vencedoras da etapa São Paulo do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios, realizado pela Comissão das Mulheres do Sebrae. Destacamos a categoria “Produtora Rural”, que teve como vencedoras Ivete Dogen Kataoka (bronze); Flávia Fernanda Bazote Ferrari (prata) e Ana Gabriela (ouro). Todas elas são finalistas da etapa regional e, se escolhidas, seguem para a etapa nacional da premiação.

“É um orgulho para cada uma de nós mulheres termos uma premiação como essa. Foi muito difícil escolher apenas três, diante de tantos trabalhos relevantes e impactantes que estão sendo realizados pelas produtoras paulistas. É lindo acompanhar como temos evoluído e tomado a frente na administração dos negócios no campo e no empreendedorismo rural”, disse Juliana Farah.

Outras informações acesse o Portal FAESP/SENAR-SP

Matérias Relacionadas