Logo CNA

Sistema CNA/Senar aborda inovação no campo e Selo Arte no 3º Agropec
Marina

Evento acontece em João Pessoa (PB) até quinta (29)

27 de setembro 2022
Por Senar
Por CNA

João Pessoa/ PB (27/09/2022) - O Sistema CNA/Senar promoveu, na terça (27), duas palestras sobre inovação no campo e Selo Arte, no 3º Agropec Semiárido, que acontece até quinta (29) em João Pessoa.

O coordenador de Inovação do Sistema CNA/Senar, Matheus Ferreira, falou sobre o acesso à internet no campo, as questões referentes à infraestrutura digital e a importância da inovação tecnológica para o agro.

“A CNA tem apresentando ao poder público a necessidade de mais investimentos em infraestrutura e serviço adequado de internet. A transformação digital é fundamental e importantíssima para o produtor rural”, afirmou.

Ferreira falou ainda sobre a chegada do 5G ao País e como a internet móvel de velocidade ultrarrápida e de conexão mais estável precisa chegar o mais rápido possível ao campo.

Para o coordenador, além do acesso a tecnologias, é importante que o produtor rural seja capacitado e receba assistência técnica para ganhar confiança e investir em tecnologias.

“O impacto da adoção de tecnologias na produção é muito grande. Quanto maior o nível de adoção das recomendações do técnico ao longo da assistência técnica, maior será a produtividade e rentabilidade. Ou seja, quando os produtores estão comprometidos, o resultado aparece na produção”.

Matheus Ferreira destacou também a criação do Mercado CNA, plataforma de comercialização online que auxilia o produtor a vender seus produtos. Hoje o mercado está presente em todos os estados e no Distrito Federal, e possui 172 categorias de produtos. De acordo com Ferreira, em breve a ferramenta terá também um aplicativo para facilitar o acesso dos produtores.

Imagem

Outra novidade mostrada por Ferreira foi o lançamento do Hub CNA Digital, espaço localizado em Brasília para atender as demandas dos produtores por inovação.

“O nosso diferencial é entender a demanda tecnológica do produtor, temos proximidade com eles devido à capilaridade do Sistema CNA/Senar. Também atuaremos no executivo e legislativo para desburocratizar a inovação estimulando a transformação digital no campo”.

Selo Arte - A assessora técnica Marina Zimmermann apresentou a legislação que criou o Selo Arte, Lei n. 13.680/2018, que alterou a Lei n. 1.283/1950, sobre a fiscalização de produtos artesanais de origem animal, além de tirar dúvidas dos produtores rurais.

Segundo Marina, o maior ganho do produtor com o Selo foi a possibilidade de comercializar seus produtos em todo o território nacional.

“O produto artesanal precisa ser feito com boas práticas agropecuárias e sanitárias e ter o registro de inspeção para ter a concessão do Selo Arte. O selo agrega valor ao produto artesanal que é produzido com critérios de qualidade, cuidado e seguindo uma tradição”, disse.

Marina falou ainda do decreto n. 11.099 de junho/2022 que regulamentou o art.10-A da Lei n. 1.283/1950 (Selo Arte) e a Lei n. 13.860/2019, que trata da elaboração e comercialização de queijos artesanais.

Na avaliação da assessora, tanto o Selo Arte quanto o Selo Queijo Artesanal podem ser concedidos aos produtos artesanais, sem que um interfira no outro. “A boa notícia é que agora tanto o Ministério da Agricultura quanto estados e municípios podem conceder os selos, abrindo o leque de concessões para os produtores rurais”.

O produtor Flávio Medeiros, do município de Mari (PB), acompanhou a palestra e disse que as informações foram importantes para ele que produz embutidos artesanalmente e quer adquirir o Selo Arte.

“Faço linguiça e cortes de suínos, caprinos e ovinos e a palestra foi muito esclarecedora sobre a legislação do Selo Arte. Tirei muitas dúvidas porque estou tentando o Selo Arte por meio de consórcio de municípios”, afirmou.

As palestras do Sistema CNA/Senar no 3º Agropec acontecem no período da manhã e da tarde. Na quarta (28), o coordenador de Inteligência Comercial da CNA, Felipe Spaniol, falará sobre o mercado exterior para os produtos do agro.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas