Logo CNA

CNA participa de reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Palma de Óleo
Oleo de palma

Reunião foi realizada na terça (11)

12 de julho 2023
Por CNA

Brasília (12/07/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) participou, na terça, da reunião da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Palma de Óleo do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Estiveram presentes na reunião o coordenador de Inteligência Comercial e Defesa de Interesses da CNA, Felipe Spaniol, e a assessora técnica Marina Zimmermann. Um dos temas do encontro foi o impacto da legislação ambiental da União Europeia na cadeia produtiva.

“Neste momento é essencial que a cadeia da palma de óleo se organize a fim de verificar o seu grau de atendimento e comprometimento aos requisitos já elencados pela União Europeia e apresentar argumentos técnicos para que a cadeia seja classificada com baixo grau de risco", destaca Marina.

O adido agrícola da Missão Brasileira junto à União Europeia da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do Mapa, em Bruxelas, Glauco Bertoldo, apresentou o contexto, as definições e aplicações do regulamento da União Europeia sobre desmatamento.

Bertoldo também fez um detalhamento dos pontos da legislação que dizem respeito da cadeia produtiva da palma. De acordo com ele, o regulamento traz desafios para cadeias envolvidas em todas as origens e requer atenção imediata, independentemente do nível de risco que seja atribuído ao país ou às partes.

Para Felipe Spaniol, apesar do regulamento europeu, conhecido como EUDR, já ter entrado em vigor no dia 29 de junho, existe muita preocupação do setor privado e do governo brasileiro. "Principalmente em relação aos possíveis impactos de desvio de comércio, pelo fato dos europeus classificarem os países em diferentes categorias através de critérios unilaterais e por não reconhecer os diferentes compromissos internacionais de cada país, de acordo com seu nível de desenvolvimento, o chamado princípio das responsabilidades comuns, porém diferenciadas. Todas essas questões podem ser questionadas na OMC”, pondera o coordenador.

Outro tema do encontro foi produção integrada, certificação e rastreabilidade, no qual os integrantes conheceram o exemplo da cadeia do algodão, em uma apresentação do gestor de sustentabilidade da Associação Brasileira de Produtores de Algodão (Abrapa), Fábio Carneiro.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte