Logo CNA

Feira do Empreendedor Rural demonstra potencial produtivo de Jupiá e Witmarsum
03 w 2 0 702892002015150609101

Participantes comercializaram produtos de suas propriedades

3 de julho 2017
Por Senar

O que antes era visto apenas como um produto para consumo familiar tornou-se mais uma opção de renda para os participantes do Programa Empreendedor Rural (PER) de Jupiá e Witmarsum. Frutas, legumes, verduras, artesanato e flores foram algumas das opções que estiveram disponíveis aos moradores que conferiram de perto a diversidade agropecuária nas feiras do Empreendedor Rural que ocorreram no mês de junho nos dois municípios. A iniciativa foi desenvolvida pelo Sistema FAESC/SENAR, em parceria com os Sindicatos Rurais de Galvão e Rio do Oeste, Sicoob Noroeste, departamento de Agricultura de Jupiá, secretaria municipal de agricultura de Witmarsum e EPAGRI de Witmarsum.

A feira faz parte do módulo “Estratégias de Comercialização” do PER. De acordo com a prestadora de serviços em instrutoria da turma de Witmarsum, Marlinde Hoepers, os participantes são desafiados a planejar e executar o passo a passo de uma feira com base nos custos levantados sobre os produtos de suas propriedades. “A intenção foi aproximá-los da experiência de comercialização demonstrando na prática como ocorre as relações de preço e contato com os clientes”, explicou.

– Variedades de produtos estiveram disponíveis para comercialização em Witmarsum.

Segundo a prestadora de serviços em instrutoria da turma de PER em Jupiá, Rosa Marina Seghetto, a feira oportunizou que a comunidade conhecesse os produtos provenientes da agricultura do município, além de contribuir para a valorização dos produtos produzidos na região. “É uma experiência muito rica. Além de estabelecer um contato mais próximo com a comunidade, também fez com que eles compreendessem que existe uma infinidade de opções de renda extra na propriedade em que vivem ou trabalham”, complementou.

O superintendente do SENAR/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, destacou que o objetivo do PER é incentivar o empreendedorismo em homens e mulheres do meio rural, estimulando o debate e a formação de lideranças. “Os participantes aprendem a mensurar os custos necessários no processo produtivo e também a desenvolver projetos para que esses conhecimentos sejam aplicados na administração de suas propriedades rurais com eficiência e bons resultados”.

RESULTADO NA PRÁTICA

Rafaela Scanagatta, de 25 anos, é filha de produtores rurais e funcionária do Sicoob Noroeste de Jupiá. Além de atuar como parceira da ação por meio da Cooperativa de Crédito, ajudou na comercialização dos produtos na feira. “Todos ajudaram na comercialização. Nossa intenção foi mostrar aos moradores tudo que é produzido pelos produtores do município”, considerou. Segundo Rafaela, o evento foi um sucesso e demonstrou a potencialidade econômica do município que tem como base produtiva a agricultura familiar.

A formação de Kely Ferronatto, de 21 anos, é em Design, mas depois de sair da casa dos pais localizada em uma propriedade rural do interior de Jupiá para estudar, ela resolveu retornar para o meio rural. A opção em retornar veio do interesse em dar continuidade ao trabalho desenvolvido pela família. Aluna do PER, a jovem procurou o SENAR/SC para se capacitar e se preparar para o trabalho no meio rural. “Minha intenção é contribuir para melhorias de técnicas de plantio e cultivo e agregar mais renda à minha família. O PER está me ajudando muito e, com a feira do empreendedor rural, foi possível identificar uma série de vertentes para adquirir uma renda extra”, justificou.

Alunos do PER em Witmarsum.

Em Witmarsum, o produtor rural Charles Edir Kohlrausch, que também é diretor de agropecuária do município, aprovou a feira. “Comercializamos produtos in natura e tivemos uma excelente receptividade da população. Inclusive solicitamos à administração municipal para que a feira torne-se fixa no município. Isso fará com que a nossa produção seja cada vez mais valorizada”, avaliou.

Cleber Berkenbrock é produtor de ovos e leite no interior de Witmarsum. Aluno do PER, encontrou nas aulas todas as orientações que precisava para enxergar sua propriedade como uma empresa rural. “Hoje tenho mais noção do potencial produtivo da minha propriedade, consigo calcular custos e estipular preços, além de aprender técnicas de negociação. Todos os produtores rurais deveriam fazer o PER, ele nos auxilia na organização e otimização dos processos produtivos, contribuindo para a melhoria da rentabilidade”, concluiu.

Assessoria de Comunicação do SENAR-SC
www.senar.com.br

Matérias Relacionadas