Logo CNA

Minas Gerais

ATeG Café: Produtores de Boa Esperança (MG) recebem orientações do programa

3 de dezembro 2019

Por: SENAR MINAS

Produtores que trabalham com a cadeia produtiva do café participaram na terça-feira, dia 26, de uma reunião de sensibilização do Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café. O evento foi organizado em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Boa Esperança.

No salão de convenções do sindicato, mais de 100 cafeicultores, entre homens e mulheres, conheceram a proposta do programa, suas peculiaridades, critérios e o perfil desejado para o produtor que deseja participar. A apresentação foi feita pelo gerente regional Wander Magalhães. Segundo o gerente, após conhecer as atribuições e objetivos, os produtores mostram grande interesse em participar: “A expectativa é muito positiva para o fechamento do grupo ainda este ano. A turma iniciará as atividades em fevereiro de 2020, falta apenas definir o técnico de campo que irá acompanhar”, diz Wander.

Boa Esperanca 1

Wander conta ainda que, por ser um município que tem sua economia voltada principalmente para a atividade cafeeira, formar um grupo de ATeG - Programa do Sistema Faemg / Senar MIinas - será fundamental para alavancar o processo de gestão das pequenas propriedades rurais, já muitas tem uma gestão inexistente ou ineficiente.

A abertura do evento foi feita pelo presidente do SINDIBOA, Henrique Rezende Pacheco, que agradeceu a presença de todos. Além de produtores da região, estiveram no encontro representantes de outras entidades, do Sicoob BelCredi e SiCredi, Cooperativa dos Costas e do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Coqueiral, Renato Oliveira Marques.

Boa Esperanca 2

A metodologia do ATeG é aplicada em seis etapas: diagnóstico produtivo individualizado, planejamento estratégico, adequação tecnológica, gestão capacitação profissional complementar, avaliação sistemática dos resultados, bonificação/meritocracia com visitas mensais do técnico de campo. O programa tem duração de 4 anos, com assistência técnica de 4 horas mensais, para um grupo de 30 produtores de café.

O cafeicultor da região interessado em participar deve procurar o mobilizador do Sindicato Rural de Boa Esperança, Rogério Schiavoni, para fazer a inscrição. Informações pelo telefone (35) 3851-1977.

Matérias Relacionadas