Logo CNA

Paraíba

Senar impulsiona crescimento de produtor em Queimadas
Capa seu biu 2

Falta de conhecimento técnico era um dos principais obstáculos que limitavam o crescimento de Seu Biu como produtor

9 de abril 2024

Por: Geisyellen Tháffyne (com supervisão)

Fonte: Ascom Sistema Faepa Senar PB

Biu Tatuba, pequeno produtor de leite de Queimadas, no Agreste da Paraíba, viu sua vida transformada após receber assistência técnica do Senar Paraíba. A produtividade e a qualidade de vida do agricultor aumentaram significativamente, enquanto os custos de produção diminuíram.

A falta de conhecimento técnico era um dos principais obstáculos que limitavam o crescimento de Seu Biu como produtor. “Os custos com alimentação eram altos e a gestão do rebanho era um desafio”, relata Seu Biu. “Em 2021, gastei quase R$ 14 mil em volumoso. As dificuldades eram tantas que cheguei a pensar em desistir.”

A técnica de campo Viviane Oliveira identificou que os problemas de Seu Biu eram simples de resolver e estavam relacionados à higiene, ordem sanitária, gestão financeira e controle de gastos.

“Primeiramente, focamos em melhorar o manejo alimentar e a suplementação mineral dos animais”, explica Viviane. “Também instruí Seu Biu sobre a realização do teste de CMT para identificar e diagnosticar a mastite bovina.”

Ateg seu biu 1

A produção de leite de Seu Biu aumentou significativamente mesmo com a redução do número de vacas. Antes do Senar, ele tinha 11 vacas e produzia 65 litros de leite por dia. Com as melhorias implementadas, ele selecionou os animais de maior produção e agora possui 7 vacas, que produzem 80 litros de leite por dia.

O aumento da produção possibilitou investimentos na infraestrutura da fazenda. “Antes, Seu Biu ordenhava as vacas ao ar livre, enfrentando as intempéries”, relata Viviane. “Agora, construímos uma sala de ordenha, o que representa uma grande conquista para todos. Me emociono ao falar disso, porque Seu Biu quis desistir muitas vezes, mas eu o incentivei e mostrei que as coisas podiam melhorar.”

A redução dos custos com volumoso foi significativa: de R$ 14 mil em 2022 para quase zero atualmente. Ao invés de comprar, ele passou a produzir na propriedade a um custo menor. Seu Biu também investe no concentrado e na mineralização para melhorar a eficiência alimentar e desempenho animal.

Familia seu biu 3

O curso de Inseminação Artificial do Senar auxiliou Seu Biu na decisão de adquirir novas novilhas, cinco da raça holandesa e duas girolandas, para expandir sua produção. Emocionado, Seu Biu agradece a parceria com o Senar, especialmente à técnica Viviane, que o acompanha há quase dois anos.

“Só tenho a agradecer à Viviane por me ajudar e me apoiar nos momentos que pensei em desistir”, diz Seu Biu. “Hoje, meu rebanho é minha principal fonte de renda. Consegui reformar minha casa, ajudar minha filha a construir a dela e proporcionar uma melhor qualidade de vida para minha família.”

O Senar Paraíba reforça seu compromisso em transformar a produção e trazer melhorias na qualidade de vida dos produtores que buscam crescimento em seu árduo trabalho.

Assessoria de Comunicação Sistema Faepa/Senar-PB
(83) 3048-6050 / (83) 3048-6073
facebook.com/faepasenarpb
instagram.com/faepasenarpb
twitter.com/faepasenarpb
youtube.com/faepasenarpb
senarpb.com.br

Matérias Relacionadas