Logo CNA

Minas Gerais

Agro Em Ação: projeto reúne 400 produtores em Machado (MG)
Destaque noticias CNA 1547 x 479px machado

Projeto para aproximar o Sistema Faemg Senar dos produtores e debater assuntos de interesse da classe vai até o final de maio

15 de abril 2024

Por: Ascom Sistema Faemg Senar

Fonte: Sistema Faemg Senar

Imagem

Cerca de 400 produtores rurais mineiros se reuniram nesta sexta-feira (12/04), em Machado, no Sul de Minas Gerais, para participar do evento Agro em Ação. O encontro contou com a participação de dezenas de presidentes de sindicatos da região, mostrando a união e força do setor. O projeto faz parte de um conjunto de ações estratégicas coordenadas pelo Sistema Faemg Senar que visam, no médio e curto prazos, fortalecer o posicionamento do setor agropecuário mineiro frente às esferas das instâncias políticas.

Mais de 200 produtores já se reuniram anteriormente na cidade de Rio Pomba, região da Zona da Mata mineira, para a primeira edição do evento. Além disso, o encontro está programado para ocorrer em outras três cidades mineiras até o final do mês de maio, expandindo seu alcance e impacto dentro do estado.

Clique aqui e acesse o álbum de fotos do evento.

A cerimônia de abertura do evento foi conduzida pelo presidente da Faemg, Antônio Pitangui de Salvo, que destacou os resultados positivos verificados em levantamento realizado pela Quaest Consultoria e Pesquisa sobre a imagem da agropecuária mineira. Para o presidente, o Agro em Ação marca o início de uma série de ações planejadas que vão garantir aos produtores rurais mais influência política e respeitabilidade, tendo em vista a importância da agropecuária em Minas Gerais.

“Tenho certeza que os produtores saíram daqui com mais consciência da nossa imagem - uma imagem extremamente positiva, não só dos nossos produtores, mas também da nossa Federação, do Senar e dos nossos sindicatos. Também ressaltamos a relevância do nosso setor agropecuário mineiro. Além disso, discutimos a necessidade de uma participação política mais ativa, especialmente nos municípios que terão eleições em outubro, pois é muito importante para podermos defender adequadamente os interesses do setor. Vamos juntos continuar representando muito bem os nossos produtores rurais”, destacou o presidente.

Também esteve presente toda a diretoria da Faemg: o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia; o vice-presidente Secretário, Ebinho Bernardes; o assessor especial da Diretoria, Antônio Álvares (Toninho de Pompéu), o superintendente de Relacionamento, Francisco Simões, e a gerente da Assessoria Jurídica da Faemg, Mariana Maia, além do deputado estadual Antônio Carlos Arantes, o prefeito Maycon Willian da Silva e vereadores da região.

Para o vice-presidente de Finanças, Renato Laguardia, os cinco encontros do Agro em Ação programados até o final de maio reforçam o engajamento entre os produtores rurais e os sindicatos com a Faemg. "Queremos evidenciar aos nossos produtores a importância do engajamento conjunto, incluindo os presidentes dos sindicatos, nossos técnicos e escritórios regionais. Queremos destacar como a Faemg segue comprometida com o engajamento em políticas classistas para nossos produtores e seus sindicatos", esclareceu o vice-presidente.

O vice-presidente Secretário, Ebinho Bernardes, enfatizou a importância do evento para discutir o posicionamento claro em defesa do setor. “Discutimos sobre várias iniciativas, incluindo as ações políticas, tanto classistas, quanto as pensadas da porteira para fora, onde podemos falar um pouco de política, que interessam também a nós, produtores rurais. Vamos continuar discutindo essas ações para garantir que tenhamos pessoas do nosso meio defendendo nossas propostas”, explicou.

Presidentes de sindicatos apoiam a iniciativa

“Este evento foi muito importante e chegou em um momento oportuno, tendo em vista a atual instabilidade econômica e financeira do país. A diretoria acertou em cheio o momento ideal para que nós, produtores rurais, possamos tomar uma decisão fora da porteira, visando direcionar e fortalecer o apoio à nossa produção.” - Luiz Gonzaga Xavier, presidente do Sindicato Rural de Machado e Carvalhópolis.

“O que falta para o produtor rural é a organização. O Sistema Faemg é a base dessa estrutura estadual, pois é um mecanismo que temos de aproximação entre os produtores com os sindicatos, e dos sindicatos com o Sistema Faemg. Com o Agro em Ação, conseguimos reforçar essa mensagem, tanto para mostrar a força do agronegócio mineiro, quanto para mostrar a força do produtor individual e também dos sindicatos. É importante notar que outros setores, mesmo com menor representação, muitas vezes têm maior influência. Quanto mais unidos formos, mais forte será nossa voz e representatividade.” - Ricardo Godinho, diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de São João Batista do Glória

“Como pecuarista, percebo a importância deste evento, especialmente diante das dificuldades que enfrentamos atualmente no país. A iniciativa ‘Minas Grita pelo Leite’ foi um sucesso, e já está trazendo melhorias para a região do Sul de Minas. Estamos otimistas com o setor de agropecuária. É fundamental reconhecer o papel significativo que o Sistema Faemg desempenha em apoio ao agronegócio.” - Antônio Alberto Teixeira, presidente do Sindicato Rural de Itajubá.

“Este evento é de extrema importância no cenário atual, onde a complexidade global exige mais dos produtores. Não basta apenas saber produzir com excelência, é essencial que os produtores também se estruturem e atuem politicamente. O setor é muito importante e sofre de falta de organização. Um evento como este é fundamental para destacar a necessidade de maior estruturação. Hoje, além de produzir, o produtor precisa se engajar politicamente e agir com seriedade para alcançar sucesso em suas atividades.” - Caio Rivetti, presidente do Sindicato Rural de Guaranésia

“O Sistema Faemg mantém uma relação próxima com o produtor, trazendo as novidades, as informações necessárias e dizendo o quanto ela apoia e fortalece o produtor rural. Atualmente, a política é um pilar importante para o setor agropecuário, e essa reunião, demonstrando a força do agro e a união do setor é fundamental.” - Marcos Antônio Salvador de Barros, presidente do Sindicato Rural de Santa Rita do Sapucaí.

Matérias Relacionadas