Logo CNA

Alunos produzem jornal sobre o programa Família na Praça realizado em Piedade do Rio Grande (MG)
Jornal juventude 0 39954100 1515060854

Iniciativa do SENAR Minas leva ações de lazer e entrenimento para as comunidades rurais

29 de setembro 2017
Por Senar

A comunidade do Paraíso, em Piedade do Rio Grande, recebeu, no último final de semana do mês de agosto, o programa Família na Praça, realizado por meio da parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Piedade do Rio Grande e o SENAR Minas.

Mesmo após a realização, o evento continuou rendendo bons frutos: Alunos do 9º ano da Escola Estadual Doutor Antônio Batista do Nascimento produziram, durante as aulas de Português, um jornal com o tema “Família na Praça”.

“Estava trabalhando, durante as aulas, o gênero notícia, abordando a estrutura do texto jornalístico. O jornal foi o trabalho final desse conteúdo. A proposta era que os alunos criassem notícias da região, desde que fossem atuais. Como o Família na Praça seria realizado nesta época, o evento pautou a turma”, explica a professora Isabel Cristina dos Santos.

Segundo ela, que nasceu e foi criada na zona rural de Piedade do Rio Grande, foi muito gratificante ver a valorização do local. “Eles abordaram coisas boas que acontecem em nossa comunidade. Além disso, o fato de os alunos terem participado do evento fez com que se empenhassem ainda mais, afinal, a notícia era o relato da própria experiência.”

Segundo a professora, o interesse e a dedicação foram grandes. “Nossa cidade não tem um jornal. Assim, os alunos não estão tão acostumados a ler notícias locais, a não ser por meio do impresso Nova Mídia, que abrange Campo das Vertentes, Zona da Mata e Sul de Minas”, lembra a professora, afirmando que o trabalho irá continuar após a publicação desta notícia. “Quando for publicada, irei levá-los à sala de computadores para que vejam que a notícia que produziram está gerando outra notícia. É uma forma de incentivá-los”.

Divulgando os benefícios

Para o estudante Pablo Augusto Santos Nogueira, a experiência de redigir as notícias “foi muito interessante, já que pude aprender e mostrar a cultura e o lazer que o evento Família na Praça proporcionou às pessoas”. Seu colega, o também estudante Walter Gustavo Vieira Cardoso, destaca que o jornal “foi uma forma de divulgar e opinar sobre um evento tão importante, que trouxe inúmeros benefícios para nossa comunidade”.

Para o mobilizadorKelson Pablo Almeida Nogueira, a iniciativa foi muito gratificante para o sindicato. “Nos dedicamos muito para que esse evento fosse um sucesso e o jornal é um resultado gratificante. Eu, particularmente, fico muito feliz porque passava finais de semana e férias na comunidade do Paraíso, onde morava meu avô. Ver o resgate dos encontros que ocorriam na praça após a missa de domingo foi lindo. Só ouvi elogios à organização e ao cumprimento de horários por parte do SENAR”.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br