Logo CNA

Santa Catarina

Senar/SC é parceiro do Programa Oportuniza Chapecó 2023
CNA IMAGEM PRINCIPAL2

Programa foi lançado na última semana

11 de abril 2023

Por: MB COMUNICAÇÃO

Fonte: SISTEMA FAESC/SENAR-SC

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc), e o Sindicato Rural de Chapecó, são parceiros do Programa Oportuniza Chapecó, lançado na última semana na cidade polo do Oeste. A iniciativa é da Prefeitura, via Secretaria de Família e Proteção Social e oferece formação por meio de cursos profissionalizantes, visando a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social no mercado de trabalho e o empreendedorismo.

O supervisor regional do Senar/SC, Helder Jorge Barbosa , e o presidente do Sindicato Rural de Chapecó, Luiz Carlos Travi , estiveram presentes no evento e ressaltaram que a entidade disponibilizará ao Programa Oportuniza Chapecó cursos de Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS). O objetivo é beneficiar pessoas que buscam melhores oportunidades para atuar no campo ou empresas do agronegócio.

O superintendente do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi , explica que o Senar/SC trabalha com diversos treinamentos em várias áreas de prestação de serviços, gestão e apoio na agricultura e pecuária, visando a segurança e o sucesso na oferta de matéria-prima para as agroindústrias com qualidade e regularidade. “É uma satisfação essa parceria que permite ampliar ainda mais a oferta desses treinamentos que têm contribuído significativamente para elevar a produtividade, a qualidade de vida e a renda da população rural”.

O presidente do Sistema Faesc/Senar-SC, José Zeferino Pedrozo , ressalta que cerca de 500 cursos presenciais gratuitos são disponibilizados em todo o estado em parceria com os Sindicatos Rurais. “São treinamentos que apresentam técnicas para implementar novas tecnologias, melhorar a gestão dos negócios rurais e para o desenvolvimento de atividades de complementação de renda. Aliado a isso também oferecemos oportunidades gratuitas no Portal de Educação a Distância (EAD), entre outras iniciativas”.

OPORTUNIZA CHAPECÓ

De acordo com o coordenador do Oportuniza Chapecó, Sérgio Riboli , serão 29 cursos oferecidos em 2023, todos gratuitos. As pessoas interessadas devem procurar o CRAS Centro de Referência em Assistência Social dos bairros, para buscar informações, fazer cadastros e conhecer o programa e as oportunidades. Terão prioridade para atendimento o público usuário da Assistência Social, mas quem buscar uma oportunidade e capacitação será atendido, comentou.