Logo CNA

CNA destaca importância do Programa Nacional de Bioinsumos
Whats App Image 2020 05 27 at 16 33 36

Iniciativa foi lançada pelo Ministério da Agricultura hoje

27 de maio 2020
Por CNA

Brasília (27/05/2020) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) destacou a importância do Programa Nacional de Bioinsumos, lançado pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, na quarta (27). O evento foi transmitido ao vivo pelo canal do YouTube do ministério.

Em um vídeo transmitido durante o evento, o presidente da CNA, João Martins, disse que “esse programa irá proporcionar melhoria de produção” e também “irá gerar mais empregos, melhorar a vida dos produtores rurais e aumentar a sua renda”.

“A CNA está aberta para que esse programa seja rapidamente levado aos nossos produtores rurais”, afirmou João Martins.

A iniciativa pretende estimular a pesquisa, a produção e o uso de produtos biológicos, como fertilizantes e defensivos agrícolas, para promover o desenvolvimento sustentável da agropecuária a partir do aproveitamento da biodiversidade brasileira.

As ações visam ampliar e fortalecer o segmento de bioinsumos, ofertando ao usuário tecnologias, produtos, processos, conhecimento e informações sobre uma diversidade de insumos de base biológica aplicados no campo, desde a nutrição do solo, ao controle de pragas como em processos relacionados à pós-colheita e à agroindústria.

“O Brasil é o país que tem a maior biodiversidade do mundo. Com esse programa, produtores de todos os tamanhos serão contemplados, tanto da agricultura orgânica quanto da convencional. Poderemos economizar bilhões em controle biológico e biofertilizantes e caminhar, cada vez mais, para a agricultura do futuro”, disse Tereza Cristina durante o lançamento.

Inovação - O Programa Nacional de Bioinsumos foi desenvolvido alinhado às necessidades de inovação nos segmentos agrícola, aquícola, florestal e pecuário, a partir de uma ampla e longa discussão com diversos segmentos de diferentes cadeias produtivas do agronegócio brasileiro.

Na opinião do coordenador de Tecnologia da CNA, Reginaldo Minaré, a construção de uma política para os bioinsumos e uma estrutura normativa garantidora é de grande relevância para os produtores rurais brasileiros.

Ele também ressalta a importância do estabelecimento de protocolos de segurança para que os agricultores produzam insumos biológicos em suas propriedades de maneira segura e com qualidade.

“Os bioinsumos já são muito utilizados pelos agricultores brasileiros e representam uma alternativa real para o agricultor diversificar sua estrutura produtiva. Quanto mais alternativa para o agricultor, mais liberdade ele tem para construir o modelo de negócio mais adequado à sua propriedade”, declarou Minaré.

A criação foi oficializada pelo Decreto n° 10.375, publicado no Diário Oficial da União (DOU), que também instituiu o Conselho Estratégico do Programa Nacional de Bioinsumos, formado por representantes dos setores público e privado.

Conheça mais detalhes do programa aqui .

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
 flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
 youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas