Logo CNA

Viabilidade econômica de sistemas integrados de produção são tema de minicurso na Amazônia
Minicurso bioma amazonia

Ação faz parte do Projeto Biomas

24 de setembro 2018
Por CNA

Por: CNA/EMBRAPA

Marabá / Pará (24/09/2018) - O Núcleo de Meio Ambiente (NUMA) e o Grupo de Pesquisa Tauã da Universidade Federal do Pará (UFPA) realizaram no dia 14 de setembro de 2018 o Minicurso "Viabilidade econômica de sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta". O minicurso teve apoio do Instituto Amazônico de Agriculturas Familiares (INEAF) e do Projeto Biomas, realizado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Embrapa Amazônia Oriental na região Sudeste do Pará.

O minicurso teve como objetivo capacitar estudantes e profissionais na análise da viabilidade econômica de sistemas de produção integrados , com carga horária de 8 horas. Pela manhã, as aulas teóricas trataram dos principais conceitos sobre o tema, políticas públicas de acesso ao crédito e os instrumentos econômicos voltados para esse tipo de atividade. Na tarde foi realizada atividade prática, utilizando o banco de dados do Projeto Biomas e a planilha "Amazon SAF" desenvolvida pelos pesquisadores da Embrapa, George Amaro e Marcelo Francia Arco-Verde.

As aulas foram realizadas no campus da UFPA em Belém, no NUMA e INEAF e foram ministradas pela Profa. Dra. Rosana Quaresma Maneschy (NUMA-UFPA), vice-coordenadora regional da Amazônia pelo Projeto Biomas, com apoio da estudante de ciências econômicas Jaqueline Fontel de Queiroz (Bolsista PIBIC-UFPA) e do mestrando Igor Fernandes (Programa de Pós-Graduação em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local).

O minicurso também será ministrado durante o 14º Encontro Regional das Agrárias (ERA) , a ser realizado em Marabá, região Sudeste do Pará, pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) de 17 a 20 de outubro de 2018. Inscrições em https://sigeventos.unifesspa.edu.br/eventos/public/evento/era2018

Sobre o Projeto Biomas

O Projeto Biomas, iniciado em 2010, é fruto de uma parceria entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com a participação de mais de quatrocentos pesquisadores e professores de diferentes instituições, em um prazo de nove anos. Os estudos estão sendo desenvolvidos nos seis biomas brasileiros para viabilizar soluções com árvores para a proteção, recuperação e o uso sustentável de propriedades rurais nos diferentes biomas.

O Projeto Biomas tem o apoio do SENAR, SEBRAE, John Deere e do BNDES. Na Amazônia, o Projeto Biomas é conduzido na área experimental da Fazenda Cristalina, em São Domingos do Araguaia, PA, e na área de referência da Fazenda Taboquinha, em Marabá, PA. No Bioma Amazônia, o projeto é coordenado pelo Dr. Alexandre Mehl Lunz, da Embrapa Amazônia Oriental, com apoio da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e diversas outras instituições de ensino e pesquisa.

Áreas de atuação