Logo CNA

Sistema CNA/Senar e SFB promovem oficina de simplificação do PRA
IMG 9736

Objetivo foi avaliar o andamento do projeto piloto no Amazonas, Acre, Goiás e Minas Gerais

6 de dezembro 2019
Por CNA

Brasília (06/12/2019) – O Sistema CNA/Senar e o Serviço Florestal Brasileiro (SFB) reuniram na quinta (5), em Brasília, representantes dos estados do Amazonas, Acre, Goiás e Minas Gerais para discutir a implantação do modelo simplificado do Programa de Regularização Ambiental (PRA).

A oficina contou com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e da Agência de Cooperação Alemã (GIZ).

De acordo com a coordenadora executiva do Projeto Biomas na CNA, Claudia Mendes, o objetivo foi avaliar o andamento da implementação do projeto piloto de simplificação do PRA nos quatro estados e definir os próximos passos para 2020.

“O encontro foi uma oportunidade de saber o que avançou em cada estado, além de mostrar que estamos acompanhando e fazendo a gestão conjunta”.

IMG 9703

A proposta de simplificação do PRA foi baseada nos resultados do Projeto Biomas, fruto de uma parceria entre a CNA e a Embrapa, e que vem sendo desenvolvido desde 2010 para auxiliar o produtor a como utilizar a árvore na propriedade rural com fins econômicos e como resolver os passivos ambientais.

Para aderir ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), o produtor rural precisa ter passivo ambiental e estar inscrito no Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Para Claudia, o estado destaque na oficina foi o Amazonas, uma vez que o projeto piloto surgiu lá. “Eles apresentaram o que já foi realizado em relação à análise e à validação dos dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Também foi uma possibilidade de trocar experiências e mostrar as dificuldades do estado”, disse.

Segundo o diretor de projetos da GIZ, Taiguara Alencar, os estados devem seguir três passos para implantação do modelo simplificado. O primeiro é a conclusão do CAR (inscrição, retificação dos dados e análise); o segundo é a elaboração da proposta do PRA e o terceiro é a implementação e monitoramento do projeto.

O projeto piloto prevê a atuação do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) para dar Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) aos produtores rurais.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação

Matérias Relacionadas