Técnicas do Empreendedor Rural ajudam produtor a mudar de atividade e ampliar mercado
André Zamulak migrou da avicultura de corte para postura, com o diferencial de uma produção "colonial"
A avicultura faz parte da rotina do produtor André Zamulak desde que assumiu a propriedade dos pais, em General Carneiro, na região Sul do Paraná, há 12 anos. No início, a opção foi pelo frango de corte. Porém, a atividade encontrou dificuldades por conta da ausência de abatedouros na região. “Sem uma estrutura para receber os animais, se tornou caro e não compensava”, relembra Zamulak, que permaneceu seis anos na avicultura de corte.
Com a estrutura pronta e os aviários à disposição, o produtor resolveu migrar para a avicultura de postura, com o diferencial de uma produção “colonial”, como define. “É um meio termo entre o convencional e a caipira. Os frangos comem ração, mas também têm acesso à pastagem”, explica.
A transformação na propriedade de 26 hectares contou com um fator decisivo. Zamulak utilizou os conhecimentos adquiridos ao longo do Programa Empreendedor Rural, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná (SENAR/PR), para subsidiar as decisões. “Fiz na mesma época que passei a assumir a propriedade. A parte de gerenciamento, projetos e viabilidade do negócio foi fundamental. Hoje sei que estou fazendo o investimento correto por conta dos conhecimentos que desenvolvi no curso”, relata o produtor, que também já fez outros cursos do SENAR/PR.
Assessoria de Comunicação do Sistema FAEp/SENAR-PR
http://www.sistemafaep.org.br