Logo CNA

Paraná

Casal de Marilena encontra em curso do SENAR-PR a chave para mudança de negócio
Marilena portal

Ao longo do curso, produtores desenvolveram projeto para ampliar a produção de frutas e hortaliças

9 de janeiro 2023

Às vezes, para romper a inércia e dar um passo avante, é preciso um estímulo, uma nova visão de mundo, um curso do SENAR-PR. No caso do casal Leandro e Camila Pereira, de Marilena, município da região Noroeste do Paraná, a mudança aconteceu por meio do Programa Empreendedor Rural (PER), iniciativa do Sistema FAEP/SENAR-PR. A capacitação despertou o espírito empreendedor do casal e fomentou a elaboração de um projeto de negócio.

Na propriedade de 6,5 hectares, a família tocava uma produção de acerola, destinada a uma pequena agroindústria de polpa de frutas na região. “Também tinha um pouco de leite e produção de morangos”, conta Pereira. Em 2014, ele e a esposa fizeram o PER pela primeira vez, com objetivo de instalar uma horta na propriedade. “Assim que fizemos o curso, começamos a implantar as nossas ideias”, relembra.

A proposta era vender as hortaliças diretamente para o consumidor. “Na época, comprei uma caminhonete e minha esposa fazia vendas de porta em porta na cidade. As vendas foram aumentando, a renda melhorando e a gente passou a investir”, relata o produtor, que tem 13 cursos do SENAR-PR no currículo.

Nos anos seguintes, o casal continuou a investir na produção de hortaliças de forma paralela à fruticultura. Em 2016, decidiram fazer o PER novamente, dessa vez encampando um projeto para a irrigação do pomar de acerola. “Montamos a irrigação, mas, infelizmente, colhemos o fruto por apenas seis meses. Além disso, o problema foi que o preço caiu e a indústria que processava as frutas no município fechou”, diz Pereira, que então arrancou os 300 pés de acerola para implantar uma lavoura de milho verde, aproveitando a área irrigada.

A mudança de atividade foi acompanhada por um incremento de renda. “Quando fizemos o PER novamente e implantamos o nosso projeto, o lucro aumentou muito, mudando totalmente a nossa vida”, conta. Hoje, o casal possui uma frutaria na cidade, onde comercializa a produção da propriedade e participa das compras diretas de hortaliças do município.

Na percepção de Pereira, até o relacionamento dentro de casa melhorou com o programa do Sistema FAEP/SENAR-PR. “Existiam conflitos entre eu e a minha esposa antes de fazer o curso, porque eu acreditava muito na propriedade, mas como a renda era baixa, ela me questionava”, relembra o produtor. “Com a gente fazendo o curso juntos, viramos grandes parceiros nas ideias e mudou até a nossa relação”, comemora.