Paraná
Casal de Marilena encontra em curso do SENAR-PR a chave para mudança de negócio

Ao longo do curso, produtores desenvolveram projeto para ampliar a produção de frutas e hortaliças
Às vezes, para romper a inércia e dar um passo avante, é preciso um estímulo, uma nova visão de mundo, um curso do SENAR-PR. No caso do casal Leandro e Camila Pereira, de Marilena, município da região Noroeste do Paraná, a mudança aconteceu por meio do Programa Empreendedor Rural (PER), iniciativa do Sistema FAEP/SENAR-PR. A capacitação despertou o espírito empreendedor do casal e fomentou a elaboração de um projeto de negócio.
Na propriedade de 6,5 hectares, a família tocava uma produção de acerola, destinada a uma pequena agroindústria de polpa de frutas na região. “Também tinha um pouco de leite e produção de morangos”, conta Pereira. Em 2014, ele e a esposa fizeram o PER pela primeira vez, com objetivo de instalar uma horta na propriedade. “Assim que fizemos o curso, começamos a implantar as nossas ideias”, relembra.
A proposta era vender as hortaliças diretamente para o consumidor. “Na época, comprei uma caminhonete e minha esposa fazia vendas de porta em porta na cidade. As vendas foram aumentando, a renda melhorando e a gente passou a investir”, relata o produtor, que tem 13 cursos do SENAR-PR no currículo.

Nos anos seguintes, o casal continuou a investir na produção de hortaliças de forma paralela à fruticultura. Em 2016, decidiram fazer o PER novamente, dessa vez encampando um projeto para a irrigação do pomar de acerola. “Montamos a irrigação, mas, infelizmente, colhemos o fruto por apenas seis meses. Além disso, o problema foi que o preço caiu e a indústria que processava as frutas no município fechou”, diz Pereira, que então arrancou os 300 pés de acerola para implantar uma lavoura de milho verde, aproveitando a área irrigada.
A mudança de atividade foi acompanhada por um incremento de renda. “Quando fizemos o PER novamente e implantamos o nosso projeto, o lucro aumentou muito, mudando totalmente a nossa vida”, conta. Hoje, o casal possui uma frutaria na cidade, onde comercializa a produção da propriedade e participa das compras diretas de hortaliças do município.
Na percepção de Pereira, até o relacionamento dentro de casa melhorou com o programa do Sistema FAEP/SENAR-PR. “Existiam conflitos entre eu e a minha esposa antes de fazer o curso, porque eu acreditava muito na propriedade, mas como a renda era baixa, ela me questionava”, relembra o produtor. “Com a gente fazendo o curso juntos, viramos grandes parceiros nas ideias e mudou até a nossa relação”, comemora.
Áreas de atuação

Senar-PR reforça maquinário moderno do CTA de Ibiporã
Kit da empresa MagnoJet com pulverizador costal, filtros, manômetro e outros equipamentos vai auxiliar nos cursos de aplicação de agroquímicos

Pedro Lupion assume FPA diante de desafios para o setor rural
No evento de posse em Brasília, comitiva da FAEP reforçou as pautas de interesse dos produtores rurais do Paraná

Encontro foca na mobilização do sistema sindical rural
Sistema Faep/Senar-PR realizou 1º Encontro Estadual de Gestores e Mobilizadores dos Sindicatos Rurais, com vistas a ampliar o acesso de capacitação aos produtores do Paraná

Caos na BR-277 pode gerar prejuízo de R$ 600 mi no escoamento da soja do Paraná
Projeção do Sistema FAEP/SENAR-PR considera o frete mais alto para transportar a oleaginosa até o Porto de Santos