Logo CNA

Mato Grosso do Sul

Depois de 3 falências, empreendedor supera dificuldades com assistência do Senar/MS
FOTO WEB

Além de investir na terceirização de máquinas agrícolas, Admir Bortoleti é gerente de uma propriedade em Selvíria, onde aplica ensinamentos do Programa Empreendedor Rural

20 de outubro 2023

Por: José Pereira

Fonte: Assessoria de Comunicação do Sistema Famasul

Quando acompanhava o pai nas propriedades rurais em Mato Grosso do Sul, Admir Bortoleti se encantou pelas belezas naturais do estado. Com o passar do tempo presenciou o avanço do agronegócio e decidiu que seu lugar era em terras sul-mato-grossenses. Gerente de uma propriedade em Selvíria, Admir expandiu os conhecimentos após participar do PER (Programa Empreendedor Rural) do Senar/MS. É essa a história que vamos conhecer no #TransformandoVidas desta sexta-feira, 20.

Nascido em Valparaíso, no interior de São Paulo, Admir sempre trabalhou no campo e, depois de uma experiência ajudando o pai, sendo o seu braço direito, chegou ao cargo de gerente. Uma responsabilidade cheia de desafios.

“Começamos uma atividade de reconstrução e realinhamento de uma fazenda, que na verdade estava à venda. A gente foi conquistando espaço e logo depois, em 1997, compramos essa propriedade a qual estamos hoje, que é a fazenda Santo Antônio, aqui em Selvíria”, explica.

Os anos se passaram e os resultados de tanto empenho começaram aparecer. Hoje, a propriedade conta com o cultivo de eucalipto, uma pecuária produtiva e ainda este ano será implantada a agricultura. Mesmo com os objetivos alcançados, Admir queria mais e sempre sonhou ter o próprio negócio, mas as dificuldades eram grandes.

“Só para você ter ideia, eu quebrei 3 vezes. Tentei transportadora por duas vezes: caminhão de boi, caminhão de carga seca. Pela terceira vez foi um açougue. Chegou a um ponto que eu falei ‘não, agora chega, não vou mexer com mais nada’”, conta.

Até que ele conheceu o Programa Empreendedor Rural do Senar/MS. Hoje, o Admir aplica os conhecimentos e a assistência que recebeu no planejamento da propriedade que gerencia. Mas, o aproveitamento do curso foi tão importante que ele perseverou e hoje tem uma empresa no ramo de terceirização de máquinas agrícolas.

“É onde eu tenho conseguido crescer, em um nicho de um mercado onde ouvi do nosso professor dentro do curso do PER: “aonde ninguém vai, nós devemos arriscar, olhar, analisar e ir”, relata emocionado.

O PER aborda e trabalha a gestão da propriedade rural e o empreendedorismo das pessoas do meio rural. Estimula o debate e a formação de lideranças. Ensina a calcular custos do processo produtivo e a elaborar projetos para que os produtores rurais passem a administrar suas propriedades com eficiência, como verdadeiras empresas.

“O Júnior foi um dos alunos destaque da turma dele com o projeto que ele desenvolveu dentro do treinamento, e a gente vê essa dedicação dele. Ele percebeu que, trazendo esse conhecimento, trazendo essa nova visão, conseguiria obter os resultados muito melhores”, conclui Hélcio Sandim, instrutor do Senar/MS.

Transformando Vidas – Toda sexta-feira o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e as suas transformações no Campo. Confira outras histórias de sucesso no canal do Youtube e no site.