Logo CNA

Minas Gerais

SuperAção Brumadinho - produtores participam de projeto da CNA e técnicos são treinados

3 de novembro 2020

Por: SENAR MINAS

Os produtores rurais atendidos pela Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) de Olericultura e Fruticultura, em Brumadinho, participaram do projeto “Hortaliças em Foco”, da CNA. E dez técnicos de campo foram capacitados sobre Rastreabilidade Vegetal. As ações integram o projeto SuperAção Brumadinho.

O encontro junto aos produtores teve o objetivo de ampliar a participação deles no processo de formulação de políticas públicas para o setor, identificar o potencial e o interesse na exportação de hortaliças dentro do Projeto AgroBR, entender os desafios do produtor para acesso a crédito rural e seguro e fomentar a diversificação de canais de comercialização.

A reunião foi conduzida pelo assessor técnico de Hortifrutis, Erivelton Cunha, e o presidente da Comissão Nacional de Hortaliças e Flores, Manoel Oliveira, e teve o apoio do supervisor do Programa Superação Brumadinho, Wender Guedes.

SuperAção Brumadinho - produtores participam de projeto da CNA e técnicos são treinados

Caio Coimbra, falando com os produtores

“Compartilhamos informações sobre o trabalho no setor agrícola na busca de fortalecimento e ampliação das ações, principalmente por parte da CNA. Os produtores contribuíram com relatos de suas experiências, ressaltando os pontos positivos e deficiências em apoio técnico e econômico para alavancarem os resultados. Essas contribuições são essenciais para a elaboração de políticas públicas para o setor”, explicou Wender.

Rastreabilidade Vegetal

O analista de agronegócios da Faemg, Caio Coimbra, treinou os técnicos sobre rastreabilidade vegetal e a plataforma Agritrace. Segundo ele, conforme Instrução Normativa Conjunta 2/2018, no caso dos hortifrútis, é preciso indicar origem, destino e o caminho, tanto para o consumidor quanto para órgãos fiscalizadores.

A proposta foi preparar os profissionais para repassar as informações sobre o tema e o uso da plataforma para os 480 produtores assistidos.

SuperAção Brumadinho - produtores participam de projeto da CNA e técnicos são treinados

“Esperamos que os produtores tenham os produtos com o selo de rastreabilidade para gerar maior confiabilidade na qualidade e fomentar o consumo. Eles precisam desse auxílio e acesso a crédito rural e a plataformas de comercialização”, explicou o analista.

Oportunidade

A analista técnico de Formação Profissional Rural do Senar Minas, Nathália Rabelo Oliveira, acompanhou o evento. Para ela, promover encontros como esse é um importante papel do Sistema FAEMG/SENAR/INAES em benefício do produtor rural.

“Iniciativas como essa dão a oportunidade para os produtores contarem as suas dificuldades, trocarem experiências e também para gerar soluções para quem realmente importa”, comentou.

SuperAção Brumadinho - produtores participam de projeto da CNA e técnicos são treinados

Wender Guedes e Nathália Rabelo


Matérias Relacionadas