Logo CNA

CNA levanta demandas para o plano safra nas cadeias da fruticultura, hortaliças e flores
51158824923 7cb47da06b c

Tema foi discutido em reunião conjunta, na terça (5)

5 de março 2024
Por CNA

Brasília (05/03/2024) - A CNA levantou, na terça (5), as demandas das cadeias produtivas da fruticultura, hortaliças e flores para o Plano Safra 2024/2025.

O assunto foi discutido durante reunião conjunta das comissões nacionais de Fruticultura e de Hortaliças e Flores.

Os participantes apontaram temas que permeiam as políticas agrícolas de acesso ao crédito rural, como as garantias requeridas para acesso a linhas de financiamento, renegociação de dívidas, seguro rural e limitações nos modelos de seguro ofertados ao setor, o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc).

O assessor de Política Agrícola, Guilherme Rios, explicou que as demandas irão compor um documento que a CNA entregará ao governo com todas as propostas do setor agropecuário para o próximo plano safra.

Reunião foi realizada de forma virtual com a presença das federações de agricultura e entidades do setor. Reunião foi realizada de forma virtual com a presença das federações de agricultura e entidades do setor.

Rios ressaltou a importância de serem observadas as especificidades regionais e das diferentes cadeias produtivas. Para frutas, hortaliças e flores, a perecibilidade, produção e predominância de pequenos produtores nas culturas devem ser consideradas.

O levantamento de demandas também é realizado em encontros regionais nos estados. Essa semana acontece o da região Norte, em Rondônia, e do Centro-Oeste, em Mato Grosso do Sul.

Outro item da pauta foram as ações das comissões em 2023 e o planejamento para 2024. A assessora técnica Letícia Fonseca elencou os temas que foram trabalhados e que a CNA continuará acompanhando esse ano.

Entre os temas prioritários para este ano estão a rastreabilidade de frutas e hortaliças, aprimoramento normativo das pequenas culturas (minor crops) e busca para ampliação da farmácia rural para essas culturas, regulamentação e segurança jurídica no uso de bioinsumos e promoção do trabalho decente e das relações de trabalho no campo.

Matérias Relacionadas