ALIMEN T AN D O O B R A SILEIRO

Soja: Mercado tenta se recuperar depois das quedas da segunda-feira, por Miguel Biegal da OTCex Genebra
Soja web01 26 0 466337002015150089871

13 de junho 2017
Por CNA

Por: OTCex Group Genebra

O mercado futuro de soja na Bolsa de Chicago opera em ligeira alta nesta terça-feira (13/06). O novembro/17 trabalha com 2,25 pontos de alta, estando cotado a US$ 940,25 cents/bushel. Assim como comentamos ontem, o contrato de novembro/17 passou a ser o novo “driver” do mercado a partir de hoje. Por convenção de diversos autores tanto de análise fundamental quanto de análise gráfica, o contrato driver é aquele que tem o maior volume de posições em aberto entre todos os vencimentos futuros.

Hoje, o contrato de novembro/17 ultrapassou o contrato de julho/17 em número de posições em aberto. Isso é normal, e acontece sempre na segunda ou terceira semana de junho, todos os anos. O contrato de novembro está com 273 mil posições em aberto e o julho está com 259 mil posições em aberto. Já os contratos de agosto e setembro, apesar de terem vencimento mais próximo, possuem posições em aberto mais modestas, com apenas 61 mil e 27 mil, respectivamente. A tendência nos próximos dias, é o julho ter cada vez menos volume de negociação, até o dia que vai expirar por completo em meados de julho.

Por outro lado, o novembro tende a ter cada vez mais volume de negócios, principalmente com o andamento da safra, incentivando tanto produtores como importadores/exportadores a fazer suas proteções de preço neste contrato. E onde tem bastante movimento de hedgers (produtores/consumidores) tem também o especulador, cujo papel é dar liquidez ao mercado e assusmir riscos. E está muito enganado quem achar que especulador só ganha dinheiro na bolsa. Eles perdem também. E às vezes perdem muito. Já os hedgers vão pra Bolsa justamente pra travar margens e reduzir riscos.

Ontem foi o dia que o mercado resolveu sangrar um pouco, depois das altas da semana passada. Além disso, a alta do dólar no Brasil, obrigando uma correção no mercado americano e notícias sobre gripe aviária na China ajudaram a dar o tom negativo do mercado. Impressionante como todo ano tem notícia de gripe aviária na China.

Graficamente, estamos seguindo dentro de um padrão de correção técnica. O contrato de novembro/17 precisa fechar acima de US$ 942,00 para “tentar” entrar numa tendência lateral ou de alta.