Logo CNA

Tocantins

Agroforte Sudeste aborda os desafios do agro e os caminhos para ter resultados nos negócios
AGROFORTE SUDESTE 6

Cerca de 300 pessoas compareceram ao evento que abordou temáticas da cadeia da pecuária, produção de grãos e mercado internacional

13 de julho 2023

Por: Assessoria de Comunicação - Sistema FAET/Senar

Como lidar com os desafios dentro e fora da porteira e o que o produtor precisa fazer para não ser penalizado com as variações do mercado. Esse foi um dos principais objetivos do "AGRO FORTE Sudeste", no município de Almas/TO. Uma realização do Sistema FAET/Senar em parceria com o Sindicato Rural de Almas.

Na cadeia da pecuária, o palestrante Maurício Veloso explanou sobre a história e o panorama da atividade. Em um alerta aos produtores, ele explicou que o cenário atual prova que a redução da margem é irreversível e os preços podem ou não subir.

"Nós nunca mais vamos ganhar dinheiro na sorte, agora só vamos ganhar com produtividade", afirmou. O especialista mostrou ainda os desafios dentro da porteira e as alternativas do novo modelo de pecuária.

MAIS AGROFORTE 12

Para tratar da produção de grãos, o consultor de mercado da CNA, Ênio Fernandes, mostrou como identificar as tendências do mercado de soja e milho. "Como os preços são pouco previsíveis, o produtor precisa ficar atento aos sinalizadores como dólar, taxas de juros no mercado internacional e o clima", orientou.

AGROFORTE SUDESTE 4

Ele ainda explicou a importância de o produtor ficar atento a essas informações para não ser surpreendido. Outro fator para que o produtor tenha mais rentabilidade, é saber conhecer o custo de produção da sua propriedades, para isso ele destacou o apoio do Senar para dar essa assistência técnica.

MAIS AGROFORTE 7

O produtor de grãos, Marcelo Carassa, foi um dos participantes do evento. Ele que começou a produção de grãos no Tocantins do zero, com apenas 200 hectares de soja plantados, hoje já conta com 20 mil hectares. Para ele, o evento foi surpreendente, com informações que vão agregar mais para sua lavoura.

Além dele, cerca de 300 pessoas participaram do evento. De acordo com o presidente do sistema, Paulo Carneiro, o evento discutiu duas cadeias importantes da região e atendeu do pequeno ao grande produtor.

Para mais informações, acesse: SISTEMA FAET/SENAR

FAET SENAR Sindicatos

Matérias Relacionadas