Logo CNA

SENAR/MA certifica mais de 100 produtores em Carolina
Materiaweb 0 53578000 1515060854

Durante a solenidade foi entregue aos produtores de leite, um tanque de resfriamento

28 de setembro 2017
Por Senar

O sistema FAEMA/SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais de Carolina promoveram encontro com produtores rurais para certificar os participantes dos cursos Negócio Certo Rural (NCR), realizado pelo SENAR, em parceria com o Sebrae e de outras capacitações. O evento também debateu ações do setor rural voltadas para o fortalecimento das atividades no município.

Na ocasião foram entregues 100 certificados aos produtores participantes das capacitações relativas à Formação Profissional Rural (FPR) e Promoção Social (PS), como Bovinocultura de leite, Bovinocultura de corte, Uso de agrotóxico, Inseminação artificial, Segurança nas operações de máquinas e implementos agrícolas e Cadastramento Ambiental Rural (CAR), ministradas recentemente por instrutores do SENAR.

Durante o evento, o secretário de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima), Márcio Honaiser, realizou a entrega de um tanque de resfriamento de leite aos produtores atendidos pelo programa Mais Produção do Governo do Estado, executado pelo SENAR em 1.550 propriedades.

Setor agropecuário

O presidente da Faema, Raimundo Coelho disse que a capacitação do produtor rural é essencial para o fortalecimento de suas atividades e do setor agropecuário maranhense. “O trabalho da Faema e do SENAR é atender aos produtores rurais maranhenses, com qualificação e agora também, com assistência técnica e gerencial. Mas vale ressaltar aqui que além de capacitar o produtor para atuar em suas propriedades, nós queremos também que ele se torne um empreendedor, um gestor de seus negócios, por isso ofertamos o programa Negócio Certo Rural”, acentuou ele.

O secretário da Sagrima, Márcio Honaiser, destacou as perspectivas de crescimento do estado, com destaque para o setor agropecuário, que tende a crescer 22,5% este ano, segundo dados divulgados pelo Santander, e reforçou que o Governo do Maranhão vem investindo de forma inédita no setor.

“Além das ações do Programa Mais Produção, várias iniciativas do governo estão simplificando a vida para os pequenos e médios produtores, como a dispensa de licenciamento ambiental para pequenas propriedades, regularização fundiária, melhorias de infraestrutura de escoamento, com o programa Caminhos da Produção, ajustes na tributação e outras. E o diálogo e articulação com a iniciativa privada, produtores e sindicatos é fundamental para o sucesso dessas políticas de incentivo à produção”, declarou.

O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Carolina, Carlos Eduardo da Luz agradeceu ao sistema Faema/Senar e a Sagrima pela parceria com a entidade sindical, no desenvolvimento das ações a favor do setor rural carolinense.

“Nós só temos que agradecer tanto pelo sistema Faema/Senar, quanto pelo Governo do Estado, pelo conhecimento e tecnologia trazidos ao homem do campo, que certamente ajudará muito no desenvolvimento do setor do nosso município”, destacou ele.

Assessoria de Comunicação do SENAR/MA
senar-ma.org.br

Matérias Relacionadas