Logo CNA

Sergipe

Senar/SE levou imersão, experiências e realidade virtual no agro para o Sealba Show 2024
JDI 1767

Evento aconteceu de de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, no Parque Cunha Menezes, em Itabaiana (SE)

6 de fevereiro 2024

Por: Ascom Sistema Faese/Senar

Fonte: Ascom Sistema Faese/Senar

Nos quatro dias de Sealba Show, mais de 5 mil pessoas visitaram o estande do Sistema Faese/Senar, onde puderam interagir com especialistas, tirar suas dúvidas, trocar experiências e imergir no universo do agronegócio através da realidade virtual, até mesmo operando máquinas agrícolas, de 31 de janeiro a 3 de fevereiro, em Itabaiana (SE).

“A feira consolidou mais uma vez o sucesso da instituição e projetou o Senar Sergipe para muitos produtores, que ainda não o conheciam. Esse ano, a meta foi ainda mais audaciosa e superamos. Conseguimos alcançar o público do campo, a quem temos o compromisso de levar melhorias através do conhecimento”, destaca Saymo Fontes, gerente técnico do Senar.

O Papo com o Produtor, foi um momento especial, em que técnicos de campo da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), instrutores da Formação Profissional Rural e produtores rurais debateram, trocaram experiências e apresentaram cases de sucesso, seja na bovinocultura de corte, leite, carcinicultura e até mesmo na apicultura.

O produtor rural atendido pelo Senar Sergipe, Thiago Moreira, reconheceu a importância dessas ações para o desenvolvimento da sua produção. “Tudo que a gente aprendeu aqui nos trouxe mais informações. A palestra sobre piscicultura e o manejo do camarão foi o que mais me chamou a atenção, porque é muito importante para o desenvolvimento do comércio na minha região que é o Baixo São Francisco”, disse.

O Desafio do Milhão reuniu curiosos e foi responsável pela interação do público. Com um quiz sobre o agro, quem visitava o estande aproveitava para testar seus conhecimentos e concorrer a brindes. Ainda na esfera do conhecimento, o time de especialistas do Senar esteve à disposição para tirar dúvidas, orientar e, até mesmo, fazer análise de solo.

“Durante esses dias pudemos perceber uma procura bastante significativa das orientações com os especialistas. O produtor chegava aqui muitas dúvidas sobre qual o melhor método para aumentar a produtividade do seu solo e, consequentemente, aumentar a rentabilidade da sua produção”, relata Isaú Luiz da Silva, engenheiro agrônomo e instrutor do Senar Sergipe.

No universo da tecnologia, públicos variados foram atraídos pela imersão na realidade virtual, que permitiu aos visitantes a experiência de conduzir uma colheitadeira, um drone agrícola, fazer um tour virtual pela agroindústria e turismo rural, dentre outras atividades. Tudo isso, de forma confortável, segura e divertida.

Ainda no estande, produtores de lácteos foram destaques no 1º Concurso de Queijos – Regional Sealba, promovido pelo Senar Sergipe no dia 02 de fevereiro, que elegeu 17 peças, das 35 concorrentes, e garantiu o Super Ouro à produtora de queijos artesanais e egressa do curso de Formação Profissional Rural do Senar, Michele Reis Araújo.

Um dos pontos altos do evento foi o Fórum ATeG, que reuniu agentes e técnicos de campo em uma discussão sobre o cenário da Assistência Técnica e Gerencial, além de outros desafios e possibilidades do setor.

“Levar todas essas ações deu visibilidade à Assistência Técnica e Gerencial. Pudemos levar ao público o que de melhor os nossos produtores têm a oferecer, demonstrar todo conhecimento que os nossos técnicos possuem e despertar o interesse nos produtores em serem assistidos e nos profissionais de fazerem parte do nosso time”, conta Taynã Matos, coordenadora da ATeG.

O estande do Sistema Faese/Senar também esteve à frente das ações desenvolvidas na Carreta Agro pelo Brasil, que divulgou as ações do Senar e proporcionou experiências sensoriais e gastronômicas a todos que passaram por lá, incluindo presidentes das Federações da Bahia, do Distrito Federal, de Pernambuco, do Diretor Geral do Senar, Daniel Carrara, representantes de Goiás e outros lugares do país.

Matérias Relacionadas