Logo CNA

SENAR capacita gestores de fazendas na região noroeste de MG
20160623115614 fileid gestao turma interna 0 962552002015150611481

O curso é voltado para as relações humanas, desenvolvimento das competências empreendedoras, análise de perfis de liderança, entre outros

23 de junho 2016
Por Senar

Seu Wilson Ferreira, de 52 anos, nasceu na zona rural de São Francisco, região norte de Minas Gerais. Desde os primeiros anos de vida ajudou os pais na pequena propriedade rural, onde cultivavam alimentos e criavam gado de leite. “Eu era pau pra toda obra, meu pai era o gerente da fazenda, portanto eu era o último a falar e o primeiro a apanhar”, conta, aos risos.

A disciplina exigida pelo pai logo valeu a pena. A família se mudou para Montes Claros, na mesma região, e mais tarde para Paracatu, no noroeste mineiro. Seu Wilson concluiu o ensino médio, trabalhou em empresas do setor de construção civil, mas por pouco tempo. A paixão dele sempre foi zona rural. Em 1988, conseguiu ingressar na Fazenda Santos Reis. Já casado e pai de dois filhos, seu Wilson deixou a família na cidade e partiu para a fazenda, onde está até os dias de hoje.

No começo, desempenhou funções no almoxarifado, mas ao longo dos anos, teve oportunidades em outros setores da fazenda. Atualmente é encarregado de operações administrativas. Praticamente tudo o que entra e sai da fazenda passa pelas suas mãos, que tem 20 trabalhadores sob seu comando.

Recentemente, seu Wilson teve o que considerou uma das maiores oportunidades de capacitação profissional vivenciadas por ele. Participou do curso de Gestão de Pessoas, realizado pelo SENAR Minas. “Lidar com pessoas é complicado. Você tem que ter conhecimento e jogo de cintura. E, além disso, prezar pela qualidade de vida do trabalhador. O curso me deixou muito mais preparado, finalizou Wilson”.

Dezoito supervisores e gerentes de fazendas do grupo AC Proteína participaram do curso, que foi realizado durante três dias na Fazenda Santos Reis, unidade de confinamento bovino, capaz de movimentar 70 mil cabeças de gado por ano. Os participantes atuam em fazendas de Minas e Goiás, e supervisionam equipes de até 30 trabalhadores rurais. Missão difícil, especialmente num setor tão dinâmico como o do agronegócio.

O curso Gestão de Pessoas é um treinamento voltado para as relações humanas, desenvolvimento das competências empreendedoras, análise de perfis de liderança, desenvolvimento de líderes, dentre outros. Possui carga horária de 24 horas.

Segundo o instrutor do curso, Albert Nether, problemas nas fazendas são comuns, quando há falhas de gestão. “Percebo constantemente que há falhas no processo de comunicação das equipes de trabalho, vaidades, falta de reconhecimento e mérito, de clareza nas regras e procedimentos internos das organizações, além de estilos de liderança pouco flexíveis, dentre outros”.

A capacitação agradou tanto aos participantes, que a supervisora geral de treinamento e desenvolvimento do Grupo AC Proteína, Juliana Chaer, já solicitou o curso para outros funcionários. “Foi ótimo. Queremos ofertar o mesmo curso aos diretores do primeiro escalão da empresa”.

A notícia deixou o instrutor orgulhoso. “Isso mostra que o trabalho foi bem feito. Alguns pequenos problemas vivenciados na empresa, no seu dia a dia, puderam ser descortinados pelos próprios participantes durante o curso. A partir de agora, eles irão lidar com as equipes de trabalho com um olhar diferente, voltado para o crescimento coletivo e desenvolvimento das pessoas”.

“Perceber o resultado de um trabalho em empresas deste porte nos mostra que estamos no caminho certo. Atendemos ao grupo há bastante tempo, atuando com capacitações em praticamente todos os processos produtivos envolvidos no negócio da empresa”, destaca o gerente do SENAR em Patos de Minas, Sérgio de Carvalho Coelho.

Assessoria de Comunicação do SENAR Minas
www.senarminas.org.br

Matérias Relacionadas