Logo CNA

Programa Jovem Aprendiz vai preparar 150 jovens em formação cidadã e atividades de gestão rural
Jovemaprendiz rs 1 0 173508002015150611911

O Programa do SENAR do Rio Grande do Sul possui uma carga de 800 horas, divididas em três etapas do curso

19 de abril 2016
Por Senar

A partir do dia 25 de abril, o programa Jovem Aprendiz do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Rio Grande do Sul (SENAR/RS) terá quatro novas turmas, duas em Cambará e duas em Vacaria, totalizando 150 novos alunos. Outras duas turmas estão previstas para começarem este mês em Rosário do Sul.

Voltado à formação profissional de jovens oriundos do meio rural, o Programa Jovem Aprendiz do SENAR/RS já possui oito turmas em andamento nos municípios gaúchos de São José do Norte, Jaguarão, Santa Vitória do Palmar e Minas do Leão. São duas turmas por cidade e cada uma tem entre 20 a 25 alunos.

O Jovem Aprendiz possui uma carga de 800 horas, divididas em três etapas do curso. O Núcleo Básico inclui 160 horas com conteúdos básicos para preparar o jovem para formação cidadã e desenvolvimento de atividades relacionadas à gestão rural. Com 440 horas, o Núcleo Específico trabalha o conhecimento técnico-profissional de acordo com a realidade local e a necessidade mercado de trabalho da região. Já a Prática Profissional, com 200 horas, corresponde à aplicação da carga teórica em uma situação real oportunizada pelo SENAR-RS ou por empresas cotistas contratantes, focando o planejamento curricular de aprendizagem.

O programa Jovem Aprendiz é desenvolvido no Rio Grande do Sul desde 2004. Neste período, o projeto do SENAR-RS já formou quase mil e quinhentos jovens. A iniciativa conta com a parceria dos Sindicatos Rurais e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais do Estado, Secretarias Municipais de Educação e empresas locais, estas últimas atuando como madrinhas dos alunos.

Assessoria de Comunicação do SENAR/RS
www.senar-rs.com.br