Logo CNA

Programa de Aprendizagem Rural prepara jovens para o mercado de trabalho na Bahia
Capa jovem aprendiz

Iniciativa é realizada pelo Senar, em parceria com agroindústrias

15 de maio 2023
Por Senar

Brasília (15/05/2023) – O mercado de trabalho tem exigido cada vez mais mão de obra especializada. E no campo não tem sido diferente. Muitas agroindústrias participam do Programa de Aprendizagem Rural, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar), em busca de jovens que queiram se profissionalizar no setor agropecuário.

Com a iniciativa, as empresas formam os jovens com a visão do negócio, sem atrapalhar a formação no ensino formal, além de criar oportunidades para o primeiro emprego e ajudar no desenvolvimento socioeconômico das famílias e do país.

No município de Barreiras, na Bahia, a Fazenda Escola DNR se tornou modelo de aprendizagem rural. Ela é administrada pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, em parceria com a Cooperativa Grande Oeste e associações de produtores da região, e oferece aulas teóricas e práticas de várias atividades do agro.

Atualmente, a fazenda escola conta com 48 jovens aprendizes, que estão se qualificando em uma atividade do agro. Todos têm carteira de trabalho assinada e salário mensal. O objetivo dessa turma é conseguir o tão sonhado primeiro emprego.

Imagem

Alessandro Lino já foi aluno da Escola DNR. Hoje é coordenador de Operação e Manutenção do Campus. “É um projeto de muito sucesso, onde muitos jovens saem direto para o mercado de trabalho, afinal aqui todos já trabalham e têm um grande futuro pela frente na área rural”, afirmou.

Os instrutores da turma sempre reforçam a importância de usar os equipamentos de segurança do trabalho. Na teoria, os jovens aprendem quais são as normas que regulamentam as atividades e, na prática, a verdadeira função de cada uma.

“Nessa parte do módulo, a gente tenta trazer para dentro de sala de aula o que eles vão ver no campo. Então, antes de eles usarem as perneiras, óculos, luvas, eles já viram em sala de aula o que é, para que serve e qual a importância de utilizar”, explicou o instrutor do Senar/BA, Thiago Tomazeli.

A jovem aprendiz Ítala Vitória da Silva chegou a mudar para São Paulo em busca de emprego, mas não conseguiu. A mãe ficou sabendo do Programa Jovem Aprendiz no sindicato e inscreveu a filha. Para a jovem, voltar às origens foi a melhor escolha, pois ela já sabe como vai ser daqui pra frente.

“Tem sendo incrível, algo novo, mas que faz muito bem para a gente. Aqui é uma região muito pequena e estamos só está crescendo. O Senar fez muito bem, principalmente em inovar na nossa região”, disse Ítala.

Jovens aprendizes Ítala Vitória da Silva e Tauan de Sousa Jovens aprendizes Ítala Vitória da Silva e Tauan de Sousa

Para o jovem aprendiz Tauan de Sousa Queirós, todos os módulos do curso são proveitosos, mas mexer com o manejo das aves é algo que faz seus olhos brilharem. “Gosto muito da prática. Colocar a mão na massa, mexer e alimentar as aves, colher os ovos, tudo isso é muito interessante”.

Com uma grade de 800 horas, o curso de capacitação em supervisão agrícola tem 23 módulos que unem a teoria à prática. Os jovens entre 18 e 23 anos aprendem como realizar o manejo das aves, melhoramento do solo com técnicas de adubação, aula de irrigação, extração do mel, segurança do trabalho, matemática aplicada, entre outros.

“O programa para jovens é primordial, seja para ele empreender em uma carreira agrícola, seja para suceder sua família dentro da propriedade rural. A gente tem uma vasta oportunidade. O mundo rural demanda gente qualificada, competente, e o que a gente vê é que o sindicato hoje é um mobilizador e catalizador desse desenvolvimento regional”, destacou o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras, David Schmidt.

Assista a reportagem completa do programa Nosso Agro:

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte

Matérias Relacionadas