Logo CNA

Jovens conseguem primeiro emprego após Programa de Aprendizagem Rural
Senar RN Jovem

Em Mossoró (RN), empresas parceiras do Senar contratam jovens aprendizes

10 de abril 2023
Por Senar

Brasília (10/04/2023) – O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) tem auxiliado muitos jovens em todo o país a realizarem o sonho do primeiro emprego. Desde 2004, 30 mil jovens foram capacitados com cursos do Senar e muitos já foram inseridos no mercado de trabalho.

Em Mossoró, um grupo de jovens foi contratado por uma agroindústria. Eduardo Gabriel de Antunes, Joyce Oliveira da Sila e Radyja Kalany da Silva, agora são empregados da empresa Bollo Brasil, um grupo espanhol que exporta frutas, como melão e melancia.

Os jovens comemoram as contratações. “É uma sensação muito boa. Ver que as pessoas viram o seu esforço no curso. Eu não imaginava estar aqui hoje, nesse setor e foi muito gratificante”, afirma Radyja, que ocupa a vaga de auxiliar do setor de agronomia e já ajuda a sua mãe nas despesas de casa.

Eduardo foi contratado na empresa para a vaga de auxiliar do setor de logística e tem muitos planos futuros. “O que eu planejo é crescer. Eu estou fazendo um curso de logística para poder aprender ainda mais e poder pensar num futuro para poder crescer mais que eu estou agora”. O jovem conta que planeja também a sua primeira viagem com o dinheiro do seu próprio salário.

Imagem

De acordo com Joyce, ela ficou sabendo dos cursos do Senar por meio de amigos que já haviam participado de capacitações e destaca que a contratação representa a conquista de um sonho. “Para mim foi muito gratificante e uma realização muito grande. É o primeiro emprego e me senti muito feliz”, afirma a jovem. Contratada há sete meses, a jovem trabalha na área que teve mais afinidade na empresa, o setor de almoxarifado.

O gerente administrativo da Bollo Brasil, Orismar Galdino, se sente realizado em poder efetivar os estudantes que se destacaram. “Nós temos o interesse em ver se encontramos algum talento no meio desses jovens. A empresa ganha porque tem como moldar o funcionário de acordo com a política da empresa e facilita também para o menor aprendiz de ter uma oportunidade no mercado de trabalho”.

Na região de Mossoró (RN), cerca de dez empresas têm parceria com o programa do Senar e realizam as aulas teóricas e práticas. São cursos de fruticultura, mecânico, supervisor agrícola, auxiliar administrativo e financeiro.

Os cursos do Senar representam grandes oportunidades para os jovens. “Ganham crescimento pessoal, profissional e o acesso a essa infinidade de oportunidades que o mercado de trabalho requer que o aluno esteja um pouco preparado”, destaca a gestora de Aprendizagem Rural Senar/RN, Déborah Fonseca.

Imagem

A Lei de Aprendizagem, também conhecida como a Lei 10.097/2000, foi criada no intuito de dar oportunidade de trabalho e de formação profissional para jovens, entre 14 a 24 anos, sem que haja prejuízo na educação regular. A legislação também garante os direitos trabalhistas aos estudantes, como carteira assinada, férias e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Nos cursos oferecidos dentro da empresa, os jovens se capacitam como profissionais e também amadurecem e levam os ensinamentos para toda a vida.

Assista ao vídeo completo, divulgado no programa Nosso Agro:

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
  flickr.com/photos/canaldoprodutor
  twitter.com/SistemaCNA
  facebook.com/SistemaCNA
  instagram.com/SistemaCNA
  facebook.com/SENARBrasil
  youtube.com/agrofortebrasilforte