Logo CNA

Minas Gerais

Primeira ‘Feira Segura’ de MG une feirantes e consumidores neste sábado em Boa Esperança

22 de maio 2020

Por: SENAR MINAS

Iniciativa do Sistema CNA e Sistema FAEMG devolve aos produtores rurais a oportunidade de vender direto ao consumidor com todos os cuidados contra o coronavírus

Primeira ‘Feira Segura’ de MG une feirantes e consumidores neste sábado em Boa Esperança

Boa Esperança, no Sul de Minas, recebe na manhã deste sábado (23) a primeira edição da Feira Segura, iniciativa que dá uma nova roupagem à tradicional feira livre para que feirantes e consumidores tenham toda a segurança diante da pandemia do coronavírus.

Para o gerente regional do Sistema FAEMG em Lavras, Wander Magalhães, é grande a expectativa para o evento e os feirantes estão animados. De acordo com o Sindicato de Boa Esperança, 84 produtores se inscreveram para participar.

Um dia antes da feira, eles receberão orientações para a condução segura do evento. “Os alimentos devem estar em embalagens transparentes com indicação de unidade, preço ou peso; a distância entre as barracas deve que ser de, no mínimo, 1,5 metro, e os feirantes precisam usar luvas e máscaras o tempo todo. As barracas devem ter máquinas de cartão de crédito e débito para evitar a manipulação de dinheiro, e todos esses utensílios têm que estar higienizados da forma correta”, detalha Wander.

A feira vai das 7h às 12h na Avenida Marechal Floriano Peixoto, também conhecida como Praça da Policlínica. Os clientes ainda terão a opção de fazer suas compras pelo sistema Drive Thru , sem qualquer contato direto com o feirante.

“Esses produtos não podem ter contato com as mãos, eles são higienizados previamente e colocados nas embalagens, prontos para serem levados e consumidos em casa”, reforça o gerente regional do Sistema FAEMG.

Geração de renda

As medidas e restrições decorrentes da pandemia da Covid-19 criaram dificuldades para os produtores rurais. É esse o gargalo que a Feira Segura resolve: ela devolve o espaço público e a oportunidade de geração de renda aos produtores rurais que não seguiram o caminho das vendas pelas redes sociais ou plataformas de delivery .

O projeto desenvolvido pela Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) será realizado pelo Sistema FAEMG (Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais) em parceria com os Sindicatos Rurais de Boa Esperança e de Ilicínea, além da Prefeitura de Boa Esperança.

Os municípios interessados em realizar a Feira Segura devem procurar o sindicato rural ou Escritório Regional do Sistema FAEMG em sua região.