Logo CNA

São Paulo

Testes durante a Covid-19 feitos pela rede sindical são destaque em revista científica internacional
06 2023 testagens banner

Artigo analisa programa de testes coordenado pelo Programa Promovendo a Saúde no Campo-PPSC

27 de junho 2023

Por: SENAR-SP

Fonte: Comunicação do Sistema FAESP/SENAR-SP

Em 2021 o Sistema Faesp/Senar-SP teve uma atuação bastante efetiva na prevenção e no combate ao coronavírus. Começou fornecendo cartilhas sobre prevenção à doença no meio rural, distribuição de 3 milhões de máscaras a trabalhadores rurais e, posteriormente, realizou testes rápidos em cidades do interior paulista para o mapeamento da ocorrência de casos da Covid-19. Esse trabalho foi tema de um artigo publicado na Brazilian Journal of Global Health (Revista Brasileira de Saúde Global).

O artigo tem o título “Testagem massiva e precoce da infecção por SARS-Cov2 nos sindicatos rurais filiados à Faesp-Senar/SP”, assinado por Fabiana Souza Fonseca (médica geriatra e professora de Semiologia pela Universidade de São Paulo), Roberto Almeida Duarte (gerente do PPSC) e Anderson Sena Barnabe (epidemiologista). O texto – que teve como objetivo descrever evidências científicas que comprovam a relevância do rastreamento de casos de SARS-COV-2 como estratégia para aferição epidemiológica do andamento da doença no Estado de São Paulo – menciona que 489.025 testes foram realizados nos 253 sindicatos rurais filiados à Faesp-Senar/SP.

Os autores descrevem que a Faesp e o Senar-SP firmaram um acordo de parceria com a União/Ministério da Saúde, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Bio-Manguinhos para desenvolver um programa de testes para o mapeamento da COVID-19, coordenado pelo PPSC. “A campanha envolveu os Sindicatos Rurais, que contaram com o apoio das secretarias de saúde dos municípios, hospitais e serviços filantrópicos para a realização de aproximadamente 500.000 testes sorológicos para a triagem da Imunoglobulina M (IgM) em pessoas entre 10 e mais de 70 anos nas 253 regionais vinculadas à Faesp e ao Senar” – diz o estudo.

A conclusão dos autores do artigo é de que os resultados do programa de testagem coordenado pelo PPSC “demonstraram a importância da testagem em massa para avaliar a incidência e a frequência epidêmica da COVID-19 numa determinada população”. Os esforços da Faesp/Senar-SP e dos sindicatos rurais se somaram ao conjunto de medidas de entes públicos e privados pela manutenção das atividades dos produtores rurais paulistas, o que assegurou o fornecimento de alimentos mesmo durante o período mais grave da pandemia de Covid-19.

O texto completo do artigo pode ser lido aqui .