Logo CNA

Presidente da CNA participa da abertura do “Dia D” da Fazenda Carnaúba
Dia d carnauba

Evento totalmente online acontece de 24 a 26 de julho

24 de julho 2020
Por CNA

Brasília (24/07/2020) – O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, participou da 8ª edição do “Dia D da Fazenda Carnaúba”, que acontece de 24 a 26 de julho, no município de Tapeorá, na Paraíba.

Desde 2012, o Dia D reúne empresários, produtores rurais, expositores e pesquisadores para promover negócios, capacitações profissionais, além de trocar experiências sobre a pecuária. Este ano, diante da pandemia do Covid-19, o evento será totalmente online.

Na abertura, João Martins afirmou que o trabalho realizado pela Fazenda Carnaúba reforça sua tese de que produzir no Nordeste é viável. “É uma região com solo e clima diferentes e só precisa de um olhar diferenciado”.

Em sua fala, Martins destacou a atuação do Projeto Forrageiras para o Semiárido, uma parceria do Sistema CNA/Senar com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para avaliar o potencial produtivo e a adaptação das plantas forrageiras às condições climáticas do semiárido.

“Hoje já colhemos resultados desse projeto. O próximo passo é colocar as forrageiras na formação do pasto e recomendar como novas opções de fonte de alimento para os rebanhos”, explicou.

O presidente da CNA disse ainda que continuará buscando soluções eficientes para o Nordeste. “Desejo à família de Manelito Dantas que continue esse trabalho de tornar a pecuária viável na região”.

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, também participou da abertura do encontro online e afirmou que a Fazenda Carnaúba é um exemplo e modelo de pecuária para o Nordeste brasileiro. “A família mostra que é possível produzir utilizando técnicas sustentáveis, mesmo em um lugar que chove pouco, como o Cariri”.

Em seu discurso, Tereza falou do programa Agronordeste, iniciativa liderada pelo Ministério e que contará com a parceria do Sistema CNA/Senar na oferta de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG). “O programa é uma importante iniciativa para apoiar o produtor rural que produz com eficiência e paixão”.

Para o Presidente da Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa-PB), Mário Borba, o “Dia D” não é só um evento da Paraíba, mas de todo o país. “O processo de desenvolvimento da fazenda é fundamental para a região. Precisamos fortalecer a pecuária, pois ela é o futuro do Nordeste, que tem o maior semiárido em dimensão e densidade demográfica por quilometro quadrado”.

O proprietário da Fazenda Carnaúba, Manelito Dantas, disse que originalmente o Dia D era um ponto de encontro de venda de animais e produtos e com o tempo se tornou um evento regional de produtores do Nordeste “seco”.

Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), Efraim Moraes, a oitava edição do evento é muito importante para a história da propriedade, mas acima de tudo para o Nordeste. “O produtor rural é o grande beneficiário dessa ação”.

Já o diretor técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Paraíba, Luís Alberto, destacou o desenvolvimento da região do Cariri que em 2000 era uma das mais pobres da Paraíba e hoje está no ranking de maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do estado. “Esse trabalho feito pela fazenda alcança muitas pessoas e mostra como se desenvolver de forma sustentável durante anos”.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil

Matérias Relacionadas