Logo CNA

Pequenos produtores de Santa Rita e Rosário recebem certificados do SENAR Maranhão
Publicacao i 0 537359002015150611501

Superintendente da entidade participa de atividades e incentiva investimento nas unidades produtivas

21 de junho 2016
Por Senar

Vinte produtores rurais de Santa Rita receberam das mãos do superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Maranhão (SENAR-MA), Luiz Figueiredo, o certificado do curso de Horticultura Orgânica ministrado pelo Pronatec do SENAR.

O evento ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santa Rita, articulador da capacitação, realizada no povoado Jiquiri.

Raimundo Inocêncio Saminez é produtor rural e tem como principal atividade a criação de peixe, cultivo de arroz, milho e mandioca. Saminez fornece os seus produtos ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do seu município. Ele conta que foi com a produção rural que criou e educou seus seis filhos, construiu sua casa e planeja a aquisição de um veículo para a exploração de novas frentes de trabalho.

“O curso do SENAR é muito bom. É uma das preocupações do produtor rural é receber mais conhecimento e incentivo para aplicar na sua produção”, afirma, em apoio às políticas da entidade parceira do SENAR que já programa para o segundo semestre a oferta dos cursos de Bordados e congêneres e Operador de tratores, cursos bastante requisitados pelos moradores.

Para a secretária de Políticas Sociais do Sindicato, Aristélia Sousa Martins, as qualificações ofertadas pelo SENAR tem respaldo dos pequenos produtores do município. “A gente sente a necessidade de mais conhecimento. Por isso, é que já estamos nos planejando para atendermos o nosso público com novos cursos.”

Olericultura

Já em Rosário, produtores de São Simão, São Miguel e Riacho Seco receberam qualificação da instrutora Maria do Rosário de Jesus Sousa em Olericultura Básica.

O superintendente Luiz Figueiredo ressaltou a importância da capacitação para os produtores e do papel do SENAR para o setor rural durante aula realizada na sede. “O curso de Olericultura Básica vai criar dinâmica na oferta de hortaliças nas feiras locais, permitindo ao agricultor melhorias na renda familiar e ampliação das fontes de receita da pequena unidade produtiva”, destacou.

Para o presidente do Sindicato Rural de Rosário, Raimundo Moreira Almeida, “precisamos aqui de entidades como o SENAR, de parcerias sérias que possam trazer de fato, conhecimento a quem precisa”.

Assessoria de Comunicação do SENAR-MA

www.senar-ma.org.br

Matérias Relacionadas