Logo CNA

Parceria e presença constantes são essenciais para manter relações comerciais no exterior
Abre 190917 194417

Afirmação é da superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, que participa de missão ao Oriente Médio

17 de setembro 2019
Por CNA

Brasília (17/09/2019) – A superintendente de Relações Internacionais da CNA, Lígia Dutra, disse na terça (17) que presença e parceria constantes são essenciais para manter as relações comerciais brasileiras no exterior. Ela participa esta semana da missão do Ministério da Agricultura ao Oriente Médio que já passou pelo Egito e Arábia Saudita e seguirá para o Kuwait e Emirados Árabes.

“No Egito houve a abertura para o mercado de lácteos e na Arábia Saudita vemos grandes oportunidades para produtos brasileiros que ainda não estão nesse mercado como as frutas brasileiras. Essa é uma grande oportunidade para os produtores brasileiros que já têm experiência em exportar para outros países do mundo”, disse.

Na terça, a comitiva se reuniu com o Conselho das Câmaras da Arábia Saudita, onde Lígia apresentou dados do setor agropecuário brasileiro.

Lígia Dutra (ao centro), superintendente de Relações Internacionais da CNA.

Lígia Dutra (ao centro), superintendente de Relações Internacionais da CNA.

“A Arábia Saudita é um grande importador de alimentos e tem espaço para um casamento perfeito com o Brasil que é um grande produtor e exportador de alimentos. Essa é a primeira missão de muitas e o produtor brasileiro precisa cada vez mais marcar sua presença no mundo, ir para fora e mostrar o que o Brasil tem de bom que são os produtos da nossa agropecuária”, destacou Lígia Dutra.

Durante a missão ao país, o Ministério da Agricultura fechou acordos comerciais para exportar frutas, castanhas e produtos derivados de ovos para os árabes.

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante reunião no Conselho das Câmaras da Arábia Saudita

Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, durante reunião no Conselho das Câmaras da Arábia Saudita

“O equilíbrio da balança comercial bilateral reflete a complementariedade das duas economias. Isso proporciona à Arábia Saudita garantir a segurança alimentar da sua população e, ao Brasil, investimentos para melhorar a infraestrutura que é fundamental para o aumento da produtividade e da competitividade do setor”, afirmou a ministra Tereza Cristina.

A carne de frango in natura é o produto do agronegócio brasileiro mais exportado para a Arábia Saudita, com US$ 803,8 milhões em 2018, seguido do açúcar de cana em bruto, com US$ 339,28 milhões.

“As visitas foram muito interessantes. A gente percebe que eles realmente confiam no Brasil como fornecedor de alimentos, e isso traz muitas oportunidades para o nosso produtor”, afirmou a assessora técnica da Comissão Nacional de Aves da CNA, Ana Lenat, que também participa da missão.

Assessoria de Comunicação CNA
Telefone: (61) 2109-1419
flickr.com/photos/canaldoprodutor
cnabrasil.org.br
twitter.com/SistemaCNA
facebook.com/SistemaCNA
instagram.com/SistemaCNA
facebook.com/SENARBrasil
youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação