Logo CNA

CNA lança projeto com foco no comércio eletrônico internacional para o produtor
Aterissagem2

Inscrições estão abertas e vão até o dia 15 de dezembro

23 de novembro 2023
Por CNA

Brasília (23/11/2023) – A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) lançou, na quarta (22), o projeto Aterrisagem com Foco em E-Commerce, desenvolvido em parceria com a ApexBrasil, para apoiar e preparar empreendedores rurais para a exportação por meio do comércio eletrônico.

O período de inscrição vai até o dia 15 de dezembro e pode ser feito no site do Sistema CNA/Senar. O projeto tem o objetivo de apoiar e preparar empreendedores rurais brasileiros para os mercados da China, Singapura, Emirados Árabes Unidos e Estados Unidos, diversificando assim as exportações brasileiras do agro.

A iniciativa foi apresentada pelo coordenador de Promoção Comercial da CNA, Rodrigo da Matta, e pela assessora de Relações Internacionais, Rita Padilla. Também participaram do lançamento a coordenadora de Expansão Internacional da ApexBrasil, Karina Bazuchi, e o consultor do Agro.BR, Victor Melão, além de empresários e produtores rurais.

“Esse projeto significa um novo caminho. É um serviço que conseguirá unir o melhor de todos os fornecedores com o que o Agro.BR sabe fazer de melhor, que é preparar o produtor rural. Estamos todos juntos nessa jornada que começa hoje e vai terminar certamente com muitos negócios no próximo ano”, destacou Matta.

Dentre as vantagens apresentadas durantes o lançamento, Rita e Victor destacaram a maior visibilidade da marca e maior alcance, sendo mais um canal de venda internacional com um menor custo do que a abertura de uma loja física em outros países. “Também é mais fácil mensurar e analisar o comportamento do cliente e os insights valiosos do consumidor”, disse a assessora da CNA.

Victor Melão, consultor do projeto Victor Melão, consultor do projeto

O projeto terá foco em setores de alimentos e bebidas atendidos pelo Projeto Agro.BR. São eles, os cafés especiais, frutas e derivados, mel e derivados, noz, castanhas, especiarias, erva mate e chás, cacau e derivados, alimentos saudáveis e bebidas alcóolicas.

O projeto será realizado em cinco fases, com seleção de empresas em cada uma delas. A primeira fase acontecerá com 90 produtores rurais que passarão por capacitações, consultorias e avaliações. A expectativa é que ao final das etapas, 50 produtores rurais estejam prontos para empreender no e-commerce internacional.

“Na última fase serão montados grupos de empresários, que serão direcionados para o time da ApexBrasil para que iniciem a participação em plataformas de comércio internacional de acordo com o seu perfil”, destacou Rita.

Karina Bazuchi, coordenadora de Expansão Internacional da ApexBrasil Karina Bazuchi, coordenadora de Expansão Internacional da ApexBrasil

Segundo Karina, a ApexBrasil tem grande expertise na inserção de empresas no e-commerce internacional. “A ideia é conseguir incluir os produtores rurais nesses mercados, para acessar novos clientes e possibilitar negócios. Trabalhamos com inúmeras plataformas, mas destacamos a Alibaba, que atua em 190 países, a Amazon e a Tmall, e recentemente começamos a atuar com a Shoppee”, explicou.

Durante o lançamento, foram apresentados casos de sucesso de produtores rurais que trilharam o caminho da exportação. Eles expuseram os desafios encontrados e a importância da capacitação e do conhecimento sobre os mercados internacionais.

Carlos Pamplona Rehder, da empresa Novo Mel Carlos Pamplona Rehder, da empresa Novo Mel

De acordo com o empresário Carlos Pamplona Rehder, da empresa Novo Mel, o auxílio que o produtor rural pode ter com o projeto será um grande diferencial para comercialização de produtos no exterior. Ele mostrou toda a sua trajetória de preparação, desde a exportação de um palete de mel, em 2004, até as toneladas de mel exportadas atualmente.

Diego Pamplona, da empresa Floresta em Pé Diego Pamplona, da empresa Floresta em Pé

O empresário Diego Pamplona, da empresa Floresta em Pé, também destacou a importância da capacitação nesse processo. “É preciso estudar, conhecer, saber sobre o mercado que se deseja acessar, fazer um planejamento bem estruturado e focar em uma plataforma. No nosso caso, focamos nos Estados Unidos e na Amazon. Tudo o que colocamos o foco, cresce”, indica o empresário.

A diretora técnica da Centro Brasil Design, Ana Brum, explicou como o design pode ajudar as empresas e apresentou casos de sucesso de empresas que mudaram seu posicionamento de marca, design de produtos e embalagens.

Ana Brum, diretora técnica da Centro Brasil Design Ana Brum, diretora técnica da Centro Brasil Design

Ela mostrou a importância do design de rótulo de produtos no mercado internacional. “O rótulo é um grande argumento de venda, quando o negócio tem design, fica mais competitivo e atinge resultados que talvez não pudessem ser imaginados”, exemplificou Ana.

Ao finalizar o lançamento, Rita Padilla reforçou aos empresários que é preciso persistir no processo de exportação. “O caminho pode ser desafiador, mas é na capacitação, na preparação, seguindo o passo a passo que será possível alcançar os objetivos", disse.

Acesse o regulamento e saiba mais sobre o projeto Aterrisagem com Foco em E-Commerce.

As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de dezembro

Assessoria de comunicação CNA

Telefone: (61) 2109-1419

flickr.com/photos/canaldoprodutor

cnabrasil.org.br

twitter.com/SistemaCNA

facebook.com/SistemaCNA

instagram.com/SistemaCNA

facebook.com/SENARBrasil

youtube.com/agrofortebrasilforte

Áreas de atuação